By Fátima Lopes

"Projeto Semear"

7 Julho, 2017 - 20:05

Tive o enorme privilégio de estar presente no evento de apresentação do projeto SEMEAR da Associação BIPP, na qualidade de embaixadora. Um projeto que me faz todo o sentido pelo objetivo que tem: a inclusão social e profissional de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, através da formação e da empregabilidade.

O projeto SEMEAR na Terra dá formação para que estas pessoas possam adquirir as técnicas e as competências necessárias para serem integradas no mercado de trabalho, com as mesmas oportunidades. Combatendo o desperdício alimentar e pondo as mãos literalmente na terra, são agricultores profissionais que se encarregam de plantar, tratar, colher, processar e vender os produtos hortícolas.

 

Infelizmente, a nossa sociedade ainda tem alguns preconceitos que atropelam o caminho de quem tem algumas dificuldades. O projeto SEMEAR na Terra é um projeto de inclusão por excelência. Como disse na apresentação, esta equipa de profissionais e técnicos da área da educação, saúde, agricultura e da responsabilidade social é constituída por pessoas que têm o coração no sítio certo. É preciso ter a sensibilidade certa para acompanhar, ajudar e formar as pessoas com dificuldades de desenvolvimento.

Deixo-vos a sugestão de pesquisarem o site do projeto onde podem saber muito mais e ainda o site da Mercearia SEMEAR onde podem comprar produtos saudáveis, certificados e deliciosos. Ao comprarem estão a ajudar a sustentar o projeto, a garantir o futuro profissional destas pessoas dando aos produtos um sabor muito especial.