Dicas para cuidar dos 5 sentidos

Cláudia Bacalhau // Abril 29, 2024
Partilhar
cinco sentidos
cinco sentidos

Falar sobre os 5 sentidos é falar sobre um tema tradicional, ensinado desde as idades mais precoces, com recurso a experiências sensoriais e integração em atividades didático-pedagógicas. No entanto, mesmo nos adultos surgem dúvidas e questões, sobretudo se falarmos sobre a Anatomia ou a Fisiologia dos Sentidos. Mais importante ainda é a educação para a saúde, no sentido da preservação do bem-estar de cada sentido e do seu respetivo órgão recetor. E na Medicina, além de tratar a doença, cabe-nos também ensinar saúde. Aceite o repto e recorde simples medidas do quotidiano para melhor preservar a boa saúde de cada um dos seus sentidos, sem perder qualidade na sua interação com o mundo!

. Visão 

Conhecer a “ergoftalmologia”

A ergonomia da visão. Com o mundo digital e as exigentes longas horas em frente a monitores, são atualmente frequentes as queixas de cansaço visual. A adoção de medidas de ergonomia visual, com um bom posicionamento dos ecrãs e do espaço de trabalho, bem como a realização de pausas periódicas na focagem diminuem a probabilidade do surgimento da astenopia digital. Sugere-se 20 segundos de pausa a cada 20 minutos de trabalho, focando um alvo a 20 pés (6 metros – regra 20-20-20).

Proteção da radiação

Enquanto área exposta, os olhos devem ser protegidos da luz solar nociva, ultravioleta. Podem ser usados chapéu com sombra sobre o rosto (com aba para a frente) e óculos de sol com garantia de filtro UV100%. Recomenda-se a aquisição em locais certificados.

. Audição

Respeitar o volume

A audição prolongada acima de 85 decibéis torna-se lesiva para o sistema auditivo. Exemplos deste nível de ruídos podem ser encontrados em discotecas ou com uso de máquinas industriais. Os ouvidos podem ser protegidos com recurso a tampões, mas também gerindo a presença nesses locais, evitando a exposição mais próxima ou por maiores períodos de tempo. Além das consequências auditivas mais diretas, como, por exemplo, o surgimento de zumbidos e a perda auditiva, a exposição prolongada a ruído intenso pode provocar insónias, alterações do humor e dificuldades de concentração.

Higiene dos ouvidos

É importante manter uma boa higiene dos ouvidos, mas evitando o recurso a objetos (como cotonetes). A limpeza deve ser realizada mais na zona exterior, evitando entrar no canal propriamente dito. Além disso, é importante manter higienizados artigos de colocação nos ouvidos, como sejam os auriculares. 

. Olfato 

Não fumar

A capacidade olfativa está profundamente diminuída nos fumadores. Embora possa não ser o efeito adverso mais grave do tabagismo, recordando o risco acrescido de patologia pulmonar grave (incluindo tumoral), a preservação do olfato é mais um excelente motivo para se comprometer com a cessação tabágica.

Evitar a automedicação

Além de manter uma boa higiene nasal, é importante evitar o uso excessivo de fármacos sem seguimento médico, como, por exemplo, os descongestionantes nasais. Os fármacos com aplicação nasal conseguem ter absorção sistémica para o organismo, por isso não se deve pensar nos fármacos nasais com tendo efeitos exclusivamente locais.

. Paladar

Saúde oral

A adoção de hábitos regulares e consistentes de boa higiene oral é fundamental para um bom sentido do paladar. À lavagem dos dentes, incluindo com fio dentário, deve ser associada a lavagem da língua, promovendo uma boa saúde das papilas gustativas e diminuindo a incidência de halitose (mau hálito).

Atenção à temperatura e condimentos dos alimentos

A ingestão de alimentos demasiado quentes ou picantes pode condicionar lesão nas papilas gustativas e interferir com o sentido do gosto, bem como pode originar lesões no trato digestivo alto, como no esófago. É ainda importante relembrar a importância da ingestão hídrica, mantendo-se hidratado, para preservar a sensibilidade gustativa. 

. Tato 

Cuidado da Pele

Enquanto maior órgão recetor, é fundamental manter bons hábitos de cuidado da pele para a manutenção do sentido do tato. Destaca-se uma correta higiene, hidratação e proteção solar. 

Saúde Global

O sentido do tato é afetado por doenças globais que interferem com a aquisição sensorial. Patologias como a diabetes (destacando-se o pé diabético) ou neuropatias vão interferir com os receptores e transmissão da sensibilidade, daí que a adoção geral de bons hábitos de saúde seja fundamental também para este sentido. 

Por fim, há ainda dois cuidados em comum. A adoção de medidas de boa saúde geral (exercício físico, boa alimentação, estilos de vida saudáveis) e a consulta regular com o seu médico assistente. Além da deteção precoce de algum sinal de risco, a consulta poderá ser ainda um espaço de educação para a saúde. 

O maior benefício de adotar estas medidas? 

Desfrutar em plenitude das experiências sensoriais que a vida tem para lhe oferecer!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais