Os rins são órgãos indispensáveis para a nossa saúde, principalmente porque são responsáveis por filtrar o nosso sangue, levando à produção da urina. Ou seja, é fundamental garantir que estes se encontram devidamente funcionais, sendo que a alimentação pode ter um impacto muito importante na saúde renal.
Alimentação e saúde dos rins: uma relação muito importante!
A primeira preocupação passa por garantir um correto estado de hidratação. Desta forma vai estar a contribuir para uma melhor capacidade de filtração, bem como para uma diluição das substâncias tóxicas/indesejadas que existem no sangue e que acabam por ficar concentradas na urina, após a filtração renal.
A melhor forma para sabermos se estamos bem hidratados é garantindo que a urina não tem cor nem cheiro. Além de podermos fazê-lo através da ingestão de água ou outras bebidas (chá, cevada, etc.), também contribuímos de forma decisiva para o nosso estado de hidratação através do consumo de sopa, fruta, legumes ou comidas com calda com água (cozidos, caldeiradas ou estufados, por exemplo).
Outro aspeto a ter em consideração, passa pela redução do consumo de sódio (um dos principais constituintes do sal de cozinha). Sabe-se que um consumo excessivo de sódio aumenta o risco de hipertensão arterial, que, por sua vez, pode ter um impacto negativo na saúde dos rins. Neste contexto, é importante referir que a fruta e os legumes, além de contribuírem para o estado de hidratação, são também alimentos muito ricos em potássio, que é um mineral que ajuda a diminuir os níveis de sódio no nosso organismo.
Por último, gostaria apenas de referir que, ao contrário do que se ouve dizer, o consumo de proteína não causa problemas nos rins. Apenas é necessário ter em atenção este aspeto se existir algum tipo de insuficiência renal.
São vários os cuidados alimentares que devemos ter se queremos garantir que os nossos rins se mantêm saudáveis e funcionais.
Assim, estamos a salvaguardar que o nosso corpo mantém a capacidade de eliminar substâncias tóxicas e/ou indesejadas através da urina, ou seja, estamos a promover um melhor estado de saúde em geral.