“Uma varanda sobre Tóquio”, de David Lopes, é uma obra trilíngue que mergulha nos detalhes da cultura japonesa. Apresenta mais de cem crónicas ilustradas sobre a vida quotidiana naquela cidade. Publicado para comemorar o 480.° aniversário da chegada dos primeiros portugueses ao Japão, o livro destaca o encontro humanista entre as duas culturas.
Ao longo de dois anos, David Lopes registou o que observou da sua “janela” japonesa. Reuniu esses relatos reais no livro “Uma varanda sobre Tóquio” oferecendo assim aos leitores uma visão autêntica e envolvente da capital do Japão. As histórias são ilustradas por Yutaka Suzuki, dando vida às experiências únicas e observações do autor.
Quem é David Lopes?
David Lopes é um indivíduo multifacetado que combina os verbos conhecer, aprender, trabalhar e viajar no seu quotidiano. Apaixonado por viagens desde os 12 anos, licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, desempenhou papéis de liderança internacional em várias organizações, incluindo a Aeon, uma empresa multinacional japonesa que opera em diversos setores, incluindo retalho, educação e serviços.
É, hoje, um representante notável da interconexão entre Portugal e o Japão, cujas crónicas ilustradas oferecem uma perspetiva única e autêntica da vida em Tóquio. E, no livro “Uma varanda sobre Tóquio” é evidente o entendimento intercultural do autor através da partilha das próprias experiências enquanto líder e observador atento da cultura japonesa.
“Uma varanda sobre Tóquio é um manifesto dessa amorosidade maravilhada. Uma declaração que tanto serve para dizer aos portugueses acerca da maravilha do Japão, quanto serve para deixar aos japoneses uma centenária prova de admiração e amizade.”
Valter Hugo Mãe
Prepare-se para uma viagem literária envolvente, onde a cada história, uma nova perspetiva se desenha, transformando a leitura numa experiência enriquecedora. Ou não fosse esta obra uma jornada fascinante pelas ruas de Tóquio, que permite experienciar a essência da cultura japonesa. Cada página é um convite para explorar a beleza, a complexidade e os momentos cativantes do quotidiano naquela que é uma das cidades mais vibrantes do mundo.
Uma leitura imperdível para aqueles que procuram explorar o coração pulsante de Tóquio e envolver-se em narrativas que transcendem fronteiras.
Nota: Fotografia por Verónica Silva