Yoga facial: o método 100% natural para manter a jovialidade do rosto, combater o aparecimento de rugas e da pele flácida, assim como, viver em harmonia consigo mesma.
O yoga existe em diversas formas e todas elas buscam o equilíbrio entre o corpo e a mente. O yoga facial segue o mesmo princípio e, através de massagem facial, exercícios de tonificação facial, acupressão, exercícios respiratórios e conexão rosto-mente, conseguimos um rosto mais firme, luminoso, definido, e um aumento da autoestima.
Quem pensa que este método é puramente estético ou consiste apenas numa ginástica facial, não poderia estar mais enganado. É uma verdadeira filosofia de autocuidado consciente e de um estilo de vida harmonioso. Quando nos sentimos bem na nossa pele, vivemos melhor connosco, com os outros e com tudo o que nos rodeia.
O toque é terapêutico e necessário para a nossa saúde física e mental, por isso, durante a massagem e exercícios faciais, estamos a cuidar do nosso rosto e do nosso bem-estar. A massagem permite também drenar fluidos e toxinas, melhorar a microcirculação sanguínea e linfática, aumentar a produção de colagénio e ácido hialurónico, assim como ter uma mente mais calma e presente.
Devemos exercitar o nosso rosto tal como exercitamos o nosso corpo.
Quando pretendemos tornar o nosso corpo mais firme e combater a flacidez, fazemos exercícios de tonificação. Para o rosto funciona exatamente da mesma forma, uma vez que este é formado por mais de 50 músculos e são estes que dão suporte ao rosto evitando que fique “derretido” devido à flacidez.
Para reduzir e prevenir de forma natural um rosto flácido, bochechas descaídas, duplo queixo e pálpebras descaídas devemos realizar exercícios de tonificação facial de forma consistente e incluir este método na sua rotina. Não conseguimos abdominais definidos de um dia para o outro e muito menos se praticarmos apenas uma vez por semana. Com o rosto é igual, mas os ganhos são geralmente mais rápidos. Ao fim de poucas sessões, os resultados são fantásticos: o rosto ganha vida e luminosidade!
Harmonia facial
Assim como necessitamos de harmonia na nossa vida, esta também é necessária no nosso rosto. No yoga facial usamos técnicas para tonificar os músculos faciais que estão flácidos, mas também recorremos a técnicas de relaxamento para os músculos que estão tensos e provocam rugas de expressão e desconforto, como é frequente na zona da testa. Apenas desta forma é possível ter um rosto mais leve e harmonioso de forma natural.
Yoga facial e medicina tradicional chinesa
De acordo com a medicina tradicional chinesa, a energia vital circula no nosso corpo através de canais, designados meridianos, que alimentam os nossos órgãos para que o nosso corpo e espírito estejam em equilíbrio. Quando há bloqueios energéticos nestes canais, o nosso organismo sofre alguns desequilíbrios que se refletem na nossa pele (perda de brilho, rugas e aceleração do envelhecimento).
Estimular e massajar os meridianos pode eliminar determinados bloqueios e uma nova energia circula no nosso rosto e corpo. A massagem entre as sobrancelhas, ponto Yin Tang, durante as sessões de yoga facial, ajuda a reduzir as rugas da testa e também a acalmar a mente.
Yoga facial para estar conectada comigo própria
O yoga facial é um método de prevenção do envelhecimento e que permite ter um rosto saudável, mas quando praticado como um ritual, é uma excelente forma de estarmos conectadas com o nosso interior, de nos olharmos nos olhos e de apreciarmos a nossa imagem no espelho. Com a prática vamos observando mudanças no nosso rosto mas também no nosso interior. O nosso brilho interior aumenta e o nosso rosto torna-se mais luminoso também. A auto-estima aumenta e a nossa relação com os outros melhora.
Como praticar?
É aconselhável fazer uma pequena rotina de 10 a 20 minutos, pelo menos 3 vezes por semana, sendo o ideal praticar diariamente. Os exercícios podem ser feitos de manhã ou à noite, de acordo com a disponibilidade de cada pessoa. Normalmente, opta-se por fazer a rotina à noite porque é um momento de relaxamento e ajuda a dormir melhor também.
Os exercícios e massagem devem ser feitos com a pele limpa, bem hidratada e usando um óleo vegetal puro de preferência biológico, num local tranquilo. Pode acender uma vela e/ou colocar uma música relaxante.
Resultados do yoga facial
Quando trabalhamos o rosto de forma equilibrada, relaxando as tensões musculares que provocam as rugas de expressão e tonificando as zonas flácidas, conseguimos os seguintes resultados:
- Pele firme;
- Diminuição de papos, olheiras e duplo queixo;
- Pálpebras preenchidas naturalmente;
- Rugas vincadas mais suaves;
- Rosto luminoso;
- Pele desintoxicada;
- Lábios mais volumosos;
- Prevenção do aparecimento de rugas;
- Rosto harmonioso e natural;
- Aumento de autoestima.
Fazer do yoga facial uma rotina é um ritual e uma forma de expressarmos amor por nós próprios, respeitando o nosso rosto, que é único.