Qual o impacto da pandemia nos nossos animais de estimação?

Sónia Miranda // Maio 25, 2021
Partilhar

Provavelmente, em consequência das novas dinâmicas sociais que surgiram na vida das famílias, o impacto da pandemia na vida dos nossos animais de companhia começou-se a notar desde o primeiro período de isolamento realizado em 2020.

O que mudou no comportamento dos nossos animais de estimação?

Aparentemente relacionado com a ansiedade, houve um notório aumento de animais a chegarem às consultas médico-veterinárias com lambeduras excessivas, infeções urinárias e alterações comportamentais. A mudança de rotinas, os horários, a diferença nas interações, podem ser responsáveis por estes comportamentos. 

Se os tutores durante os períodos de isolamento social, em que permanecem mais tempo em casa, não mantiverem algumas regras, se não apostarem no enriquecimento ambiental e na interação ou se não criarem zonas e tempo para que os seus animais possam ter momentos de qualidade a sós, a probabilidade será sempre maior de haver descompensações nas fases de regresso à normalidade, em que ficarão repentinamente privados da companhia a que se habituaram. Na realidade, podemos compará-los com crianças que sofrem com as mudanças bruscas de rotinas, que aumentam os medos e a instabilidade emocional com as alterações de regras. Até os rostos tapados com máscaras tiveram que ser apreendidos como perfis normais! 

Quais são os grupos de maior risco?

Existem alguns grupos de maior risco entre os nossos companheiros de quatro patas, como os que já manifestaram ansiedade por separação em outros momentos da sua vida, os que manifestaram maior dificuldade de se adaptar a esta mudança de rotina no período de confinamento e provavelmente os que foram adotados durante esta fase em que o processo de sociabilização esteve comprometido

Como houve um processo de habituação à presença constante, como devemos prepará-los para uma nova separação? 

Dentro das possibilidades de cada família, é importante preparar gradualmente os animais para a provável diminuição de atividade após desconfinamento. Dar espaço e tempo para estarem sozinhos, mesmo quando a família está em casa é muito importante. 

Os tutores devem preparar o enriquecimento ambiental, arranjar entretenimento para os momentos de solidão, com brinquedos, som e até luz. Devem ser criativos e não disponibilizar tudo no mesmo momento. Apostar em brinquedos interativos com comida e estimulá-los a usar e a disfrutar, será uma boa opção. Existem várias ideias fantásticas na Internet! 

Quando é importante pedir ajuda?

Se o animal apresentar já comportamentos inadequados, é importante pedir ajuda a um Médico Veterinário da área da medicina do comportamento. 

A atenção e o respeito que devemos ter às adaptações graduais que os nossos animais de estimação precisam fazer durante estes períodos conturbados será a melhor forma de evitar problemas comportamentais futuros.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais