Emoções e rugas, amor-próprio e imunidade, arrumações e ilusão da comida saudável
“O papel das emoções nas rugas” é um artigo muito interessante da fisioterapeuta Paula Sá, especializada em yoga facial. “As rugas são uma parte inevitável do processo de envelhecimento, mas a forma como se manifestam pode revelar muito sobre as nossas vivências, a nossa história e as nossas emoções. As emoções não só afetam o nosso bem-estar mental e físico, como também podem deixar marcas visíveis na nossa pele. Costumamos dizer que os olhos são o espelho da alma, mas o nosso rosto é o espelho do nosso interior e uma tela que conta a nossa história que é única, tal como nós.” Há muitas pessoas que deviam ler este artigo para ficar em paz com aquilo que o seu rosto mostra.
A psicóloga clínica, Stephanie Afonso, explica “De que forma o amor-próprio fortalece a imunidade?”. “Devemos gostar de quem somos independentemente do que fazemos ou temos, porque o amor vem de um estado interno de autoconhecimento, autoaceitação, autovalorização e autorespeito.”
Preparando-me para entrar finalmente de férias, decidi escrever sobre “Arrumar a casa enquanto se arruma a cabeça”. Isto porque “à medida que vou arrumando gavetas, estantes, armários e garagem, arrumo as ideias. A minha mente não consegue boicotar a calma que as arrumações me trazem”.
Conceição Calhau é Professora Catedrática na NOVA Medical School, regente de Bioquímica Nutricional do curso de Medicina, fundadora da licenciatura em Ciências da Nutrição nesta escola médica e fundadora do Mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo. Esta semana escreveu um artigo que considero de leitura obrigatória, intitulado “A ilusão da comida saudável”, com base no seu livro “Deixemo-nos de tretas. A ilusão da comida saudável”. “Basta-nos uma breve incursão na Internet ou nas redes sociais para percebermos a enorme quantidade de disparates e equívocos acerca da nutrição que circulam. Na minha prática clínica, todos os dias constato que quanto mais esotérico e disparatado for um conselho alimentar, mais as pessoas aderem a ele. Se muitos deles são relativamente inócuos, como o famoso copo de água morna com limão logo de manhã para emagrecer, há outros que são um verdadeiro perigo para a saúde”.
Boa semana.
SAÚDE Paula Sá // Julho 8, 2024 As emoções não só afetam o nosso bem-estar mental e físico, como também podem deixar marcas visíveis na nossa pele.
|
MENTE SÃ Stephanie Afonso // Julho 9, 2024 O amor-próprio é visto muitas vezes como um luxo ou mesmo como um ato egocêntrico quando, na realidade, é uma componente fundamental do nosso bem-estar emocional, mental e energético.
|
WORK-LIFE BALANCE Fátima Lopes // Julho 10, 2024 A minha mente não consegue boicotar a calma que as arrumações me trazem. É curioso, mas fico totalmente focada nessa tarefa e não deixo que o pensamento vagueie.
|
ALIMENTAÇÃO Conceição Calhau // Julho 11, 2024 É de importância vital aprendermos não só o que devemos de facto comer, mas, sobretudo, o porquê dessas escolhas em concreto.
|