

Obrigada Barreiro, a pele no verão, prevenir o burnout e autocuidado
“Obrigada Barreiro, minha querida terra natal” é um artigo que escrevi sobre uma homenagem que me foi feita, juntamente com outros barreirenses, no dia da cidade. “Não imaginam o orgulho que foi, para mim, receber o galardão ‘Barreiro Reconhecido’, na companhia de alguns elementos da minha família e amigos. Agradeço muito, de coração, a homenagem, a quem achou que eu a merecia e a todos os que fizeram parte deste momento tão especial.”
Como o verão já chegou, embora tímido e incerto, pedimos ao médico dermatologista Luís Uva que escrevesse sobre “7 Mitos e verdades sobre a pele no verão”: “Com a chegada do verão, surgem muitas dúvidas sobre como cuidar da pele de forma adequada. Saiba quais os cuidados que deve ter com o protetor solar, a hidratação e a proteção contra insetos, entre outros aspetos importantes para manter a sua pele saudável durante esta estação.”
A médica psiquiátrica, Maria Antónia Frasquilha, responde à pergunta: “Afinal é possível prevenir o burnout?”. A resposta devolve-nos a esperança, fazendo-nos perceber a importância das nossas escolhas e comportamentos: “Sem dúvida que é possível prevenir o burnout. O estado de colapso laboral, caracterizado por exaustão, despersonalização e insatisfação profissional, resulta de uma longa, insidiosa e dolorosa consumição no trabalho. Para evitar esse caminho, é essencial adotar medidas preventivas. A melhor prevenção começa com a promoção da saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis, sempre que possível.”
A psicóloga Helena Paixão editou o livro “O Poder do Autocuidado” e com base nesta obra escreveu o artigo “Autocuidado, uma ferramenta transformadora”, onde nos convida “a abrandar e olhar para dentro com compaixão, permitindo-nos expandir o autoconhecimento, ampliar a autoestima e a fazer uma gestão consciente e saudável das nossas emoções”.
Boa semana.