A um bosque mágico de cogumelos gigantes e de árvores centenárias chegou uma misteriosa criatura que mudará para sempre a vida de todos os animais deste bosque. Até o leirão Bernardo perdeu a sua cauda e pelagem de tanto susto! Que estranha criatura é esta que chegou ao Bosque Verde? Pode ter as cores do arco-íris. Voa, mas não é pássaro. Nada, mas não é peixe nem é, tão pouco, um sapo a coaxar! Tem uma boca grande e umas orelhas para pendurar!
“Tiago e o Bosque Verde” é uma divertida história que nos cativa do início ao fim, não só pelas personagens, mas também pela sua mensagem.
A poluição e as suas consequências, tanto no meio-ambiente como na saúde pública, é um dos temas de debate mais intenso na nossa sociedade actual. Uma grande parcela deve-se aos resíduos de plástico. Ainda não é conhecido totalmente qual será o seu efeito a longo prazo nos ecossistemas e em nós.
A invenção do plástico revolucionou o nosso mundo. Devido às suas características principais de durabilidade e leveza, este material é utilizado em praticamente todos os utensílios do nosso dia-a-dia, desde as pontas de cigarro, escovas de dentes, roupa, bebidas engarrafadas, material médico, até aos pneus. Contudo, como é que um material tão multifuncional se tornou uma grande dor de cabeça para o nosso planeta?
É precisamente pela sua resistência e durabilidade que o plástico, material sem qualquer paralelismo na natureza, é tão difícil de decompor-se quando exposto no meio ambiente.
E é desta forma, que na companhia da lebre Tiago e dos seus amigos do Bosque Verde, entre os quais um morcego que adora pregar partidas ou um castor, que é um verdadeiro atleta, somos convidados a reflectir sobre essa tal criatura, de uma força imensurável, que anda tanto na água como no ar, invade as suas casas e que os ataca.
“Tiago e o Bosque Verde”, mais do que um livro, uma consciência
Pelas suas ilustrações encantadoras que retratam a fauna e a flora portuguesa, esta história sensibiliza-nos também sobre a biodiversidade e a importância de preservar e cuidar da natureza. E como se não bastasse, esta história tem uma música que vai certamente deliciar os mais pequenos!
Estão curiosos para conhecer as aventuras do Bosque Verde?
Nota da autora: Texto escrito não respeitando o novo acordo ortográfico.