Uma semana festiva muito feliz e saudável!
Nesta altura de festa, em família e com amigos, sabemos que o consumo facilmente se torna mais abundante e com a presença de alimentos possivelmente menos saudáveis.
Os maiores excessos alimentares desta época festiva, prendem-se com os ingredientes, com as quantidades e as confeções culinárias utilizadas. É comum escolhermos ingredientes com mais gordura, mais sal e mais açúcar e comermos mais quantidade que o habitual.
Em princípio, se os excessos não forem exagerados, as consequências para a saúde serão apenas de um aumento de peso. O Natal é apenas 2 dias e por isso, à partida os “estragos” não são grandes. O que não podemos é estar um mês em época festiva com excessos alimentares. Isto claro, aplica-se a pessoas sem patologia associada. No caso de quem já tem uma doença, como por exemplo a diabetes, as consequências podem ser perigosas, com maiores variações glicémicas e aumento dos valores médios.
Os fritos, os doces, os assados com muita gordura, são os maiores excessos, os mais calóricos e os mais prejudiciais à saúde, na ementa portuguesa de natal. Se os alimentos forem ingeridos com moderação, não há nenhum que seja proibido para as pessoas saudáveis.
Aqui deixo algumas indicações que deve tentar pôr em prática, para viver da melhor forma esta época:
– reduzir as quantidades de carne ou peixe
– reduzir a quantidade de batatas, arroz e massa
– aumentar o consumo de produtos hortícolas
– reduzir a gordura, sal e açúcar adicionados
– evitar os fritos
– preferir os assados com pouca gordura
– fazer os refogados em cru
– preferir cozidos e grelhados.
As alternativas saudáveis durante as festas devem ser criadas por nós. Melhorar as nossas receitas típicas de Natal, tornando-as mais saudáveis e saborosas na mesma.
Nas refeições intermédias durante o dia é recomendável comer alimentos com baixo teor calórico, ricos em fibra como frutas e verduras.
Depois existe sempre a questão de como recuperar dos excessos alimentares. Se já sabemos que vamos cometer excessos nestes dias, o ideal é tentar ter uma alimentação saudável e equilibrada o mais possível durante o resto do mês e claro, compensar com atividade física.
Os adultos que beberem álcool devem preferir bebidas como o vinho e de preferência tinto, mas devem levar em conta que aumenta o consumo energético do menu natalício. Cada grama de álcool tem 7 calorias. Assim, o copo de vinho médio fornece cerca de 80 calorias.
Para acompanhar as comidas em época festiva, o ideal é beber água, para hidratar e degustar melhor os sabores dos alimentos e com calorias zero.
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista-389059471222424/
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/