Como mulheres modernas e activas, cada vez mais nos preocupamos com a saúde e com a nossa vitalidade. As necessidades nutricionais de uma mulher podem mudar ao longo da vida, por isso, é muito importante estar atenta e informada sobre essas mesmas necessidades.
Todas as vitaminas são importantes. E, uma boa forma de obter todas as vitaminas essenciais é comer diariamente várias porções de fruta e legumes, e apostar na variedade. Mas, há vitaminas que são mais difíceis de obter através da alimentação e que, caso não estejam presentes em quantidades suficientes nos alimentos ingeridos diariamente, podem ser suplementadas.
Vitamina A:
Contém propriedades antioxidantes, auxilia na construção e fortalecimento dos ossos, dentes, tecidos moles, pele e membranas mucosas. Também reduz o risco de doença crónica, melhora a visão, retarda o processo de envelhecimento e estimula o sistema imunológico.
Os alimentos ricos em vitamina A são: cenouras, melão, abóbora, tomate, melancia, pêssegos, pimentas vermelhas, espinafres, ovos e fígado.
Vitamina D:
É uma vitamina solúvel em gordura que promove a absorção de cálcio e que desempenha um papel fundamental na manutenção dos ossos fortes. Uma exposição diária à luz solar pode dar o seu corpo a dose necessária de vitamina D.
Os alimentos ricos em vitamina D são: peixe gordo, leite fortificado, fígado e ovos.
Vitamina E:
Contém propriedades anti-envelhecimento que combatem os danos celulares e desaceleram as mudanças relacionadas à idade. A vitamina E é essencial para a pele e cabelo.
Os alimentos ricos em vitamina E incluem germe de trigo, avelãs, amêndoas, espinafres, óleo de milho, óleo de fígado de bacalhau, manteiga de amendoim e sementes de girassol.
Vitamina K:
Desempenha um papel-chave na promoção de ossos fortes, mantendo a coagulação do sangue normal e reduzindo o risco de diversas doenças cardíacas. Esta vitamina é necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Podemos obter vitamina K através de vegetais de folhas verdes, óleo de soja e óleo de peixe.
Vitamina B2:
Inserida no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina B2 está ligada à formação de anticorpos, envolvida na respiração e em processos celulares. Previne cataratas, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção de adrenalina.
Principais fontes: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.
Vitamina B6:
Inserida no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina B6, reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico, reduz espasmos musculares, alivia as enxaquecas e as náuseas, reduz o colesterol e melhora a visão.
Principais fontes: cereais integrais, sementes de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafres).
Vitamina C:
Inserida também no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina C é indispensável para a síntese do colágenio, ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento, na manutenção dos tecidos, aumenta a imunidade e protege contra infecções.
Principais fontes: frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate, abacaxi, mamão papaia) e vegetais frescos (repolho, couve-flor, espinafres, pimentão verde).
Fale com um profissional de saúde informado para se aconselhar sobre o que deve suplementar e em que quantidades. Não se esqueça que os suplementos podem ajudar o nosso corpo a manter o equilíbrio, mas não substituem uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico.
Não deixe para amanhã aquilo que a sua saúde agradece que comece hoje. O desafio é ficarmos todos mais saudáveis.