Com o verão a chegar, acresce o número de pessoas que quer perder peso. A pedido de algumas leitoras na próxima semana vou falar sobre perda de peso.
A maioria das pessoas, tem uma ideia do que precisa de fazer para perder peso – comer menos e mexer-se mais. Essa é a equação calórica básica para perder peso. Mas para isso acontecer é preciso existir motivação.
Saber o que comer ou não para perder peso é muito importante, e vamos falar disso nos próximos artigos, mas o ponto de partida e também o mais crítico é a motivação e a atitude que nos leva a ter sucesso.
Uma boa estratégia é escrever os seus objectivos, que podem ser vários: perder peso, fazer uma alimentação mais saudável, aumentar a massa muscular, perder perímetro abdominal, ter mais energia… seja qual for o seu objectivo é importante que o mantenha presente no seu dia a dia.
Depois depende do seu feitio, para algumas pessoas resulta ter na agenda ou na secretária escritos os objetivos, para outras ajuda se quando forem à nutricionista falarem sobre isso, a melhor estratégia para os manter presentes depende de cada pessoa.
Ajuda muito ter alguém que esteja envolvido neste processo. Pode ser uma amiga, a nutricionista, o médico de família, o marido, mas alguém com quem partilhamos estes nossos objetivos. Envolver outras pessoas é um forte estímulo e pode contribuir para uma maior perda de peso. Com as redes sociais, grupos de mensagens é possível partilhar pesagens e refeições com amigos com quem não estamos regularmente.
Se preferir não envolver ninguém, pese-se regularmente e preste contas a si mesmo. Pode registar só os pesos ou até fazer um diário alimentar para manter presente se está a fazer as escolhas certas.
Portanto antes de começar: registe o seu peso, perímetro da cintura (para não se enganar faça sempre na linha do umbigo) e a data em que começou. Se possível pese-se todas as semanas: em jejum, sem roupa e depois de ter ido à casa de banho.
Agora está pronto para começar. Para a semana tenho mais dicas para começar a sua perda de peso mas lembre-se de uma coisa muito importante: não queremos que ande a ganhar e perder peso, por isso, pense que as alterações de estilo de vida que está a fazer, e que o vão tornar mais saudável, são para manter a longo prazo.
Não deixe para amanhã aquilo que a sua saúde agradece que comece hoje. O desafio é ficarmos todos mais saudáveis!
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/