

Cuidados com a pele no inverno, Teletrabalho, Pais felizes, filhos felizes e Manual de Infidelidade
“Cuidados com a pele no inverno” é um artigo da dermatologista Alexandra Osório que nos lembra tudo o que é preciso ter em conta para que a nossa pele esteja saudável no inverno. Do vestuário, à alimentação, passando pela quantidade de água que bebemos, os emolientes corporais e os cremes faciais que usamos e que têm de ser diários, as esfoliações, os banhos, curtos e de água morna, tudo conta para o resultado final.
“Teletrabalho: herói ou vilão?” é a pergunta a que a psicóloga Ana Tapia responde. “Se o seu trabalho não depende de informações ou decisões complexas tomadas em conjunto, se não está muito tempo em isolamento das outras pessoas, se gosta de trabalhar em diferentes locais ou se tem menores ou maiores que requerem a sua presença física, então o teletrabalho pode trazer-lhe uma maior qualidade de vida desde que tenha os devidos cuidados (…).”
A psicóloga Inês Afonso Marques escreve sobre “Pais felizes, filhos felizes”. “Do ponto de vista individual, um pai ou uma mãe que cuida de si, que se sente em equilíbrio e que investe no seu autocuidado, está emocionalmente mais disponível para atender às necessidades dos filhos com consciência, atenção e respeito. Pais que cuidam de si são pais que cuidam melhor dos filhos.”
Por fim, sugiro o texto sobre o livro “Manual de infidelidade”, da autoria do psiquiatra José Gameiro. Esta obra oferece um olhar profundo e esclarecedor sobre as dinâmicas da traição no contexto da terapia de casal. Baseado em casos reais que passaram pelo seu consultório, o autor partilha histórias que demonstram como a infidelidade pode ser encarada de forma menos dramática do que geralmente se imagina.
Boa semana.