Obrigada Barreiro, minha querida terra natal 

Fátima Lopes // Julho 1, 2024
Partilhar
barreiro terra
barreiro terra

Como muitos de vós sabem, eu sou natural do Barreiro. O Barreiro é a cidade onde nasci, cresci e me tornei a pessoa que sou. Brinquei muito na rua, na praceta onde vivia, rodeada de bons vizinhos, solidários e atentos. 

Brincar em liberdade, rodeada de afetos e alegria, foi muito importante para crescer a sentir que tinha o que precisava para ser uma pessoa feliz. 

Durante a infância e a adolescência habituei-me a entrar e sair da casa dos amigos, como se fossemos filhos. E isso era maravilhoso. 

Os vizinhos eram família de verdade. 

Pratiquei atletismo de competição no Grupo Desportivo da Quimigal, onde fiz grandes amigos, alguns deles permanecem na minha vida até hoje. Já participei nalguns dos encontros de ex-atletas e é sempre com muita alegria que nos revemos. 

Uma parte importante da minha família materna e paterna, embora não fosse originária do Barreiro, foi aqui que escolheu viver. 

O que me permitiu crescer com tios e primos por perto e com muitas memórias boas desses encontros familiares. Escusado será dizer que foi aqui que vivi as primeiras paixões, amores e desamores, com tudo o que isso representou no meu crescimento. 

O Barreiro ajudou-me a ser uma pessoa aguerrida, lutadora e resiliente. 

É uma cidade feita de gente que teve de lutar muito para vencer e isso dá-nos ferramentas para a vida. 

Tinha 20 anos quando os meus pais decidiram ir viver para outra localidade e foi com grande tristeza que tive de deixar o meu Barreiro. Não foi uma  mudança fácil. A minha essência estava no Barreiro. Levei muitos anos a voltar a sentir que pertencia ao local onde vivia. Porque saí do Barreiro, mas o Barreiro nunca saiu de mim. Tenho profundo orgulho em dizer que sou Barreirense dos quatro costados.

No dia 28 de Junho foram as comemorações do Dia da Cidade do Barreiro e este ano eu tive a honra de fazer parte de uma cerimónia que homenageou 50 barreirenses, cujo trajeto pessoal ou profissional dignificou o Concelho, em diversas áreas. 

Não imaginam o orgulho que foi, para mim, receber o galardão “Barreiro Reconhecido”, na companhia de alguns elementos da minha família e amigos. Agradeço muito, de coração, a homenagem, a quem achou que eu a merecia e a todos os que fizeram parte deste momento tão especial. Muitos parabéns a todos os homenageados, alguns tive o prazer de conhecer agora e outros de reencontrar e abraçar. Foi uma noite muito feliz e no final tive a sensação que tinha finalmente voltado a casa.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais