

Mudar de carreira com sucesso, Basta de autocrítica, Lipedema e Estratégias para combater a preguiça no inverno
Começámos um novo ano e, por isso, o artigo “Como mudar de carreira com sucesso?”, de Márcia Ferreira, não poderia vir mais a calhar. «(…) o primeiro passo é termos a coragem necessária para sair da nossa zona de conforto. Sendo que, para mim, a palavra “coragem” tem o significado mais literal, ou etimológico: significa agir com o coração, algo que me define. E no seu caso, se agir com o coração, que rumo irá tomar?» Se não se sentem realizados com a vossa vida profissional, vale a pena refletir na mensagem deste texto.
Esta semana escrevi sobre o livro “Basta de autocrítica”, de Sophie Seromenho, que explora como o discurso interno negativo, muitas vezes enraizado na infância, pode afectar a nossa autoestima e o nosso bem-estar. A autora recorre a exercícios e técnicas acessíveis para ajudar o leitor a compreender e trabalhar as suas emoções, promovendo um relacionamento mais saudável consigo mesmo. Longe de silenciar o crítico interior, ensina-nos ainda a reconfigurar a sua narrativa, encontrando equilíbrio e aceitação.
“Lipedema: o que é e como prevenir”, da médica Marta Padilha, permite-nos conhecer uma doença que tem um enorme impacto em muitas mulheres. “O lipedema caracteriza-se pela acumulação excessiva de gordura na zona inferior do corpo, especialmente nas ancas, pernas e tornozelos. Esta acumulação ocorre de forma simétrica nos membros inferiores, mas provoca desproporção corporal, pois afecta apenas a parte inferior do corpo, com excepção das mãos e dos pés.”
Por fim, aconselho o artigo “Estratégias para combater a preguiça no inverno”, da autoria do Portugal Activo, para que o exercício deixe de ser sazonal. As estratégias passam por estabelecer uma rotina, estabelecer objetivos, pensar nos benefícios de treinar no inverno, ter um companheiro de treino e manter-se socialmente activo. Vamos a isso?
Boa semana.