Wine Pairing, harmonização, maridagem… são algumas das expressões que têm vindo a nascer neste nosso tempo tão gastronómico, para definir uma ideia que em si não é complexa. Wine Pairing é o acto de fazer combinar determinado vinho com um alimento específico.
Qualquer um de nós se pode dedicar a este processo! Não é uma tarefa exclusiva de especialistas, pelo contrário, a avaliação de uma harmonização bem sucedida é muito pessoal. Aconselha-se arrojo e segurança na decisão.
No entanto, a sensibilidade para fazer resultar este encontro de sabores e texturas também se treina. Assim, vemos serem aplaudidos tantos chefs e enólogos quando conseguem potenciar as características de certo vinho ao fazê-lo casar com determinado prato, e vice-versa.
As experiências gastronómicas estão na moda e vieram para ficar. Não se trata apenas de comer e beber. Trata-se sim de espicaçar os sentidos provando e experimentando sabores novos ou já conhecidos mas que, quando conjugados, nos transportam para um nível superior de exigência.
E passando da teoria à prática, ou neste caso ao copo e ao prato, existem jantares como os The Wine Post Dinner. Jantares em Lisboa, num ambiente informal que promovem o convívio, mas sobretudo as maridagens gastronómicas. Fica o desafio!
https://www.facebook.com/thewinepostdinner/