Dezembro – Festa dos vinhos?
Dezembro é um mês especial no mundo dos vinhos! Desconfio que seja o mês em que se vende mais e melhor vinho. Será o mês em que mais Barcas-velhas são abertas, em que mais vinhos do porto são embrulhados e mais garrafas de espumante disparam as suas rolhas. É um mês em cheio para os enófilos que encontram finalmente pretexto para abrir “aquela” garrafa. Parece então um mês de fartura para todos os vinhos!! Todos? Quase todos…
Os vinhos brancos tranquilos* são injustamente excluídos desta festa que é Dezembro. Geralmente nem o bacalhau da consoada nos convence a abrir um bom vinho branco. Eu, porque sou um grande fã deste tipo de vinho, escolhi para o Peru lá de casa um optimo Quinta de Chocapalha Reserva branco! A harmonização resultou em pleno, a estrutura e volume de boca do Chocapalha acompanharam na perfeição a carne branca e perfumada do peru, e tudo foi potenciado pela alegria de três gerações (com a quarta já a caminho) reunidas à mesa!
*Nota: Chamam-se vinhos tranquilos a todos aqueles que não contêm gás. Neste caso usa-se “vinhos brancos tranquilos” por oposição a “vinhos brancos espumantes” que encontram o seu auge de consumo na noite de fim de ano.
Chocapalha Reserva Branco 2013
Produtor: Quinta de Chocapalha
Região: Lisboa
Castas: 85% Chardonnay / 15% Arinto
Vinha: 21 anos de idade
Vinificação: A fermentação ocorreu, durante 20 dias, a baixo temperaturas, em barricas de carvalho francês. Após a fermentação, o vinho estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, durante 6 meses, com “batonnage”.
Enólogo: Sandra Tavares da Silva