Acho importante falar do valor da prevenção, porque sinto que em muitas áreas ainda não é suficientemente valorizado. Podemos falar de prevenção na saúde, mas também em muitas outras áreas ou temas, como, por exemplo, nos incêndios ou acidentes. Percebemos muitas vezes que os destaques são dados sempre ao que correu menos bem, desvalorizando aquilo que poderíamos fazer para evitar que corresse mal. Isto significa que não se considera que a prevenção mereça tanto palco quanto as situações negativas que acontecem.
Quando falamos de saúde, a prevenção tem mesmo de ser a nossa maior arma.
Existem doenças que não podemos evitar, mas existem outras em que isso é possível. Isto não significa que com a prevenção fiquemos imunes a tudo, quer física, quer emocionalmente ou psicologicamente. Porém, ao adotarmos uma atitude preventiva, criamos âncoras e um suporte mais robusto que nos permite lidar com mais capacidade perante qualquer adversidade.
A prevenção é muito importante para fortalecer e proteger a nossa saúde física.
Se adotarmos um estilo de vida saudável, tivermos por hábito praticar exercício físico de forma regular, mantivermos uma alimentação saudável e equilibrada, respeitarmos uma boa higiene do sono, utilizarmos técnicas e práticas que nos ajudem a diminuir os níveis de stress (como, por exemplo, a meditação e técnicas de respiração), mantivermos tempo de qualidade com as pessoas que amamos, que nos fazem felizes e nos acrescentam, tivermos diariamente um momento só nosso que nos traga alegria e bem-estar, então estamos a dar à prevenção o lugar que ela merece ter, um lugar que nos fortalece e protege.
O Simply Flow é totalmente dedicado à saúde e ao bem-estar das pessoas e do planeta.
Esta é uma plataforma que nasceu com o objetivo de fornecer informação rica, clara e diversa, que permita ao leitor fazer de forma diferente no que toca à sua saúde a todos os níveis. Isto porque se somos pessoas mais informadas, logo somos pessoas mais capazes de decidir, de escolher e de fazer.
Para sabermos prevenir temos de estar bem informados.
Existem pessoas que não fazem uma boa prevenção porque simplesmente não têm informação, mas também existem outras pessoas que negligenciam a prevenção. Ou seja, têm todo o conhecimento e todos os recursos para fazer uma boa prevenção, mas não os colocam em prática. É preciso quebrar esta tendência ou inércia.
É preciso contrariar a ideia de que apostar na prevenção dá muito trabalho.
Dá o trabalho necessário para que depois não tenhamos de nos focar na correcção, até porque nem sempre é possível reverter aquilo que já nos aconteceu, nem sempre é possível recuperar de algo que entretanto já se passou. Por isso, a prevenção não pode ser encarada como um peso, como um trabalho que só nos consome energia.
A prevenção é para acontecer no aqui e agora. Todos os dias.
Porquê? Para que não nos atropelemos a nível nenhum. A prevenção tem de ser a nossa melhor amiga, a nossa companheira de maior confiança. Tem de ser algo que entendamos que vale a pena todos os minutos da nossa dedicação, porque mais à frente é ela que nos vai proteger do que quer que se possa atravessar na nossa vida. A vida é misteriosa. Nós nunca sabemos o que vamos viver no momento seguinte. Que pelo menos possamos sentir que não contribuímos para o que acontecer de menos positivo.
Nota: Fotografia por Verónica Silva