7 Passos para começar a treinar já!

Portugal Activo // Junho 30, 2022
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Como implementar hábitos mais saudáveis e conseguir ter mais tempo para cuidar de si? Aqui ficam 7 passos para começar a treinar já e passar de “Não tenho tempo” a “Tenho pouco tempo, mas aproveito da melhor forma”. 

Antes de tudo, parabéns por estar aqui a ler este artigo Isso significa que, em breve, será uma pessoa activa, ou mais activa, no que diz respeito à prática de exercício físico.

Somos diferentes e há que respeitar a individualidade de cada um.

É normal não gostar de exercício, ou gostar menos do que outras pessoas. É normal gostar de diferentes tipos de treino e de desportos. É comum, depois de um dia de trabalho mais cansativo, não ter vontade de ir treinar. E está tudo bem!

As rotinas mudaram. Entre trabalho, filhos, responsabilidades e afazeres, o tempo escasseia, está tudo bem!

Nem sempre é fácil conseguir fazer uma gestão favorável para ter aqueles 30 minutos ou 1h de treino, compreendo – também tenho 2 filhos, trabalho, responsabilidades e confesso que, às vezes, mesmo gostando, a vontade também fica para trás.

E se lhe disser que, com menos de 30 minutos, pode começar a fazer algo, interessante?

Antes de me alongar, há algo muito importante que deve ponderar e avaliar antes de começar qualquer actividade: estamos a falar de gestão de expectativas. É muito importante compreender que o “tudo ou nada” em alguém que está a iniciar ou retomar o exercício físico pode ser também, o que o fará desistir. Se está nesta fase, calma, comece com pouco (cargas, tempo, volumes) e permita-se ver o seu corpo com o passar do tempo, a “pedir mais”, e isso vai criar ânimo certamente. E não será tão bom, depois de 1, 2, 3 meses de consistência, ver mais resistência, mais energia, mais boa disposição para si e para os seus?

 7 passos para conseguir começar a treinar:

Por isso, aqui ficam 7 passos para que possa introduzir hábitos mais saudáveis e passar de alguém que não tem tempo a alguém que consegue o tempo que precisa e merece para cuidar de si!

1. Ter um objetivo

Ter um objetivo bem definido é um dos passos fundamentais! Vai ser o seu objetivo que, nos dias em que houver menos vontade, fará com que se levante e siga em frente. Saiba o que quer e como se vai sentir quando o alcançar, imagine-se muitas vezes nessa posição. 

Por exemplo: Perder peso, perder volume, ganhar força, ter mais mobilidade, mais energia para si ou para a família, ter menos dores em determinada posição, gostar mais de como se vê, etc..

2. Encontrar uma actividade de que goste

Conhece alguém que faça consecutivamente algo de que não goste? Não, claro! Então, o que gosta de fazer? Caminhadas, bicicleta, ginásio, aulas de grupo, ir à piscina ou ao mar? Não importa muito o quê, mas se gosta, será mais fácil continuar.

3. Procure alguém para o ajudar

Opte por encontrar um profissional da área que o aconselhe e guie para alcançar os seus objetivos de acordo com os seus recursos disponíveis. Encontre também um amigo que lhe faça companhia e a quem deva “prestar contas”. Também ajudará a manter o foco.

4. Poupe tempo em tarefas

Cozinhar, fazer compras, organização pessoal são actividades em que pode poupar tempo. Cozinhar mais refeições para a semana e congelar, fazer listas de compras e ter maior stock em vez de ir várias vezes ao mercado, fará com que poupe tempo e dinheiro.

5. Use uma agenda e elimine as distrações

Coloque na agenda todas as actividades do seu dia, mesmo todas, até o momento em que vai fazer o treino, mesmo que seja 10 minutos apenas. Aumentará o seu compromisso.

Afaste-se de tudo o que possa fazer desistir de si e deste objetivo. Se preferir outra tarefa ao treino, procure como conjugar as duas e verá que se pode surpreender.

6. Registe as suas metas e evoluções

Saber onde estava, onde começou e como está, passadas 4, 6 ,8 semanas, ver os ganhos e comparar a evolução ajudará a ter energia e vontade para aproveitar todos os momentos que tem para treinar.

Por exemplo: Fotografias, vídeos, peso, massa gorda, massa magra, colesterol, actividades em que sente uma maior limitação. 

7. Esteja sempre a postos

Ter sempre uns ténis e roupa a jeito para caso possa aproveitar um bocadinho extra para se mexer. As oportunidades aparecem, aproveite.

Mexa-se! 

Uma conhecida minha uma vez disse-me: “O nosso corpo funciona como um pêndulo, quanto mais balanço dá maior o movimento! Eu concordo e acrescento que quanto menos fazemos, menos queremos fazer e mais capacidades perdemos. Lembre-se sempre que pessoas activas trazem boas energias e são mais felizes!

Mária Mestrinho, Equipa Próximo Passo

[Fisiologista de exercício, Especialista em perda de peso. Mais de 10 anos de experiência com centenas de casos de sucesso]

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