Relações tóxicas, estratégias para uma vida slow, o poder da sopa e as doenças priónicas
Devia ser de leitura obrigatória o artigo “Não é amor, é uma relação tóxica”, da psicóloga clínica, Diana Cruz, dado que os números da violência no namoro estão, infelizmente, a aumentar. “Estas relações são pautadas por falta de empatia do parceiro tóxico, desrespeito pelos limites do outro (mesmo quando estes são expressos explicitamente) e comunicação hostil ou agressiva, marcada por crítica constante.”
Um dos objetivos mais comuns àqueles que pensam a sua saúde é abrandar. Sofia Pereira escreve um artigo sobre as “10 Estratégias para construir uma vida Slow”. “O estilo de vida Slow tem um efeito positivo e significativo em diferentes aspetos da nossa vida. Destaco: bem-estar, felicidade, otimismo, realização pessoal, diminuição de stress, perceção de saúde, criatividade, estilo de vida saudável, gestão de tarefas, tempo em família, humanização das relações, tempo livre, capacidade de concentração, satisfação com a vida.”
Num estilo de vida Slow entra a forma como nos alimentamos e o que ingerimos. A sopa é seguramente uma das melhores escolhas. No artigo “O poder fantástico da sopa”, Célia Dias, licenciada em Nutrição e Dietética, esclarece: “As sopas são uma boa fonte de vitaminas, minerais, substâncias protetoras do nosso organismo como os antioxidantes, fonte de fibra, ajudam a uma adequada hidratação, baixo valor calórico, baixo custo, ajudam a regular o apetite quando consumida no início da refeição, fácil preparação, etc.. Acredite ou não, eu poderia continuar a enumerar ainda mais benefícios do seu consumo.”
Por fim, descubra “O que são as doenças priónicas?”, com as neurocientistas Susana da Silva Correia e Ângela da Silva Correia. “As doenças priónicas são um grupo extremamente raro e devastador de distúrbios neurológicos que afetam tanto pessoas como animais. Os sintomas iniciais podem incluir alterações de humor, depressão, ansiedade e problemas de memória, sendo que ainda não existe cura ou tratamento eficaz.”
Boa semana.
MENTE SÃ Diana Cruz // Fevereiro 26, 2024 Nas relações tóxicas só existe espaço para um. Esta é, habitualmente, a minha primeira resposta quando alguém me pergunta como é que pode perceber se está numa relação tóxica.
|
WORK-LIFE BALANCE Sofia Pereira // Fevereiro 28, 2024 Apesar desta imensa quantidade de informação, continuo a verificar a necessidade de se desmistificar o conceito «Slow».
|
ALIMENTAÇÃO Célia Dias // Fevereiro 27, 2024 A sopa é, sem dúvida, uma das mais fascinantes invenções gastronómicas e nutricionais.
|
SAÚDE Susana da Silva Correia e Ângela da Silva Correia // Fevereiro 29, 2024 As doenças priónicas são um grupo extremamente raro e devastador de distúrbios neurológicos que afetam tanto pessoas como animais.
|