DMRI, Comunicação não violenta, Epigenética e Podopustorologia
“É possível prevenir a degenerescência macular da idade (DMRI)?”, um artigo do Professor Dr. Eugénio Leite, alerta-nos para uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro e cuja prevenção é fundamental. “A prevenção da DMRI consiste basicamente em evitar os fatores de risco, principalmente o tabagismo e o álcool, controlar fatores de risco como colesterol, triglicerídeos ou lípidos elevados, adotar uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gordura, usar óculos escuros com filtros UV e consultar regularmente o oftalmologista.”
A Psicóloga Ana Caetano, no texto “O que não volta atrás”, alerta-nos para o impacto que desde crianças tem em nós, a comunicação não violenta. “(…) A comunicação não violenta é absolutamente vital para manter os nossos ambientes protegidos de momentos em que, por muito que nos esforcemos, vamos ser atingidos por algo que desvaloriza quem somos …”
“A minha pele é mais velha que eu?” é uma questão recorrente a que a Farmacêutica Catarina Martins responde. “(…) já reparou que algumas pessoas parecem envelhecer mais rápido que outras? Muitas vezes a pele revela uma idade que não corresponde à realidade. Ou porque os traços do tempo são mais vincados, o rosto está marcado pela exposição solar ou ainda, porque a gravidade atuou ‘mais rápido’ do que seria esperado. Importa perceber então o porquê de isto acontecer. A epigenética responde-lhe.”
Por fim, sugiro a leitura do artigo “O que é a podopustorologia?”, assinado por João Martiniano, Director do Curso de Licenciatura de Podologia, na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. “A podoposturologia é uma abordagem terapêutica que avalia a relação entre os pés e as alterações posturais e funcionais do nosso corpo. O seu objetivo é não apenas corrigir o apoio plantar, mas também melhorar a postura através do pé, recorrendo à prescrição de palmilhas, que ajudam a realizar os ajustes necessários para promover a reeducação postural, favorecendo assim o equilíbrio e o bem-estar global.”
Boa semana.