Não há dúvidas que a idade é um mero número. O que realmente revela a nossa juventude é o espírito e disposição para viver a vida – seja aos 30 como aos 60 anos. Não obstante, já reparou que algumas pessoas parecem envelhecer mais rápido que outras? Muitas vezes a pele revela uma idade que não corresponde à realidade. Ou porque os traços do tempo são mais vincados, o rosto está marcado pela exposição solar ou ainda, porque a gravidade atuou “mais rápido” do que seria esperado. Importa perceber então o porquê de isto acontecer. A epigenética responde-lhe.
O que é a epigenética?
Todos nós nascemos com um código genético, que sozinho não dita a aparência que vamos ter aos 20, 40 ou 60 anos. Por isso é que a epigenética é tão importante!
A epigenética é a ciência que estuda como o ambiente, estilo de vida e hábitos que temos diariamente afetam o nosso ADN. Por exemplo, se estamos expostos a picos de stress ou a uma exposição solar intensa, se temos hábitos tabágicos ou uma alimentação pouco rica nutricionalmente, se não praticamos exercício físico regularmente – todos estes fatores vão influenciar o nosso ADN e consequentemente as características que desenvolvemos.
Se olharmos para o exemplo dos gémeos idênticos: ambos nascem com o mesmo código genético, mas ao longo da vida vão-se tornando cada vez mais diferentes. Isto porque cada um é afetado por diferentes agentes externos.
Envelhecimento: on ou off?
A epigenética tem um grande impacto nas características que desenvolvemos ao longo da vida. Em analogia, podemos olhar para a epigenética como um interruptor que pode ativar ou desativar certos genes ligados à juventude da pele, moldando a nossa aparência. Tudo isto acontece sem alterar a informação genética, através da metilação do ADN.
Numa pele jovem, a metilação do ADN é específica e coloca as suas marcas apenas em genes-chave, importantes para a atividade celular. Com o envelhecimento, este processo torna-se cada vez mais abrangente, o que leva a um excesso destas marcas epigenéticas e, consequentemente, a erros. Esta hipermetilação provoca o silenciamento de genes, nomeadamente daqueles que têm um grande impacto no envelhecimento da pele. A parte animadora é que este é um processo reversível – assim como os genes podem ser silenciados, os mesmos também podem ser mantidos ativos ao longo da vida. Parece simples, não é?
Investigação Eucerin – Pioneira em Epigenética
Após 15 anos de investigação, a Eucerin descobriu o primeiro relógio biológico específico para a pele – a Age Clock Technology.11 2 Um algoritmo construído com recurso a amostras de pele de mais de 1000 indivíduos, que teve como estudo 850.000 pontos de referência e que é constantemente atualizado com novos dados. A Age Clock Technology é, como o nome indica, uma tecnologia que permite não só medir a idade que aparentamos ter, que é muitas vezes diferente daquela que está no nosso cartão de cidadão, assim como identificar o ingrediente ativo mais eficaz para reverter os sinais de envelhecimento – a Epicelline®.
O poder deste ingrediente é indiscutível. Trata-se de um flavonóide extraído da árvore da videira, com origem na China, que evidencia um elevado potencial antioxidante. Para além disso, a sua ação epigenética é o que o torna realmente único no mercado. Mantém ativos os genes associados à juventude da pele, proporcionando um aspeto mais rejuvenescido.
Hyaluron-Filler Sérum Epigenetic – A fórmula completa para uma pele mais jovem
A ciência reúne-se com a sensoralidade num único produto que está agora ao nosso alcance – o novo Sérum Epigenetic da Eucerin. Um sérum que conta com uma fórmula completa e com eficácia demonstrada por estudos clínicos. Para além do ingrediente Epicelline®, contamos com ingredientes hidratantes e bioestimuladores: o Ácido Hialurónico, que hidrata a pele e preenche as rugas mais profundas; a Glicina Saponina, que potencia a produção natural de ácido hialurónico; colagénio e elastina; e, por fim, a Enoxolona, responsável pela reparação celular e diminuição da degradação de ácido hialurónico. Tudo isto ocorre ao nível da epiderme.
A sua textura conquista o apaixonado por skincare que procura a última tendência no mercado, assim como o consumidor mais assíduo no cuidado da sua pele. Uma emulsão ligeira, mas confortável – com uma fragrância suave, que torna a sua utilização num momento de autocuidado. Um sérum adequado a todos os tipos de pele, incluindo a pele sensível, que pode ser combinado com qualquer outro cuidado da marca Eucerin.
Os resultados falam por si
Os resultados são reveladores de uma promessa real e comprovada – Reverte 10 sinais de envelhecimento em apenas 4 semanas3, devolvendo uma aparência até 5 anos mais jovem4. Entre eles podemos encontrar uma melhoria da firmeza da pele, um aumento da hidratação e luminosidade da tez, uma redução do volume das rugas e linhas finas e um rejuvenescimento geral.

A tecnologia e a cosmeticidade unem-se agora num único produto que promete revolucionar os cuidados antienvelhecimento – o Hyaluron-Filler Sérum Epigenetic.
Referências:
- Bormann F et al. Reduced DNA methylation patterning and transcriptional connectivity define human skin aging. Aging Cell. 2016 Jun. ↩︎
- Bienkowska A et al, Development of an epigenetic clock to predict visual age progression of human skin. Front Aging. 2024 Jan 11;4:1258183. ↩︎
- Estudo clínico com 43 voluntários, utilização bidiária do Sérum Epigenetic durante 4 semanas. Medição in vivo da área do contorno de olhos. Resultados individuais podem variar. ↩︎
- Estudo clínico após 2 e 4 semanas com 43 voluntários respetivamente. Estudo de consumidor com 160 mulheres. Utilização do Sérum Epigenetic durante 4 semanas. ↩︎
Notas:
– Texto patrocinado por Eucerin;
– Todas as fotografias e imagens deste artigo foram cedidas pela Eucerin.