Como referi no primeiro texto, a meditação é uma forma de reeducarmos a mente para uma vida mais plena, saudável e pacífica. Meditar é simples e pensar de forma leve, também. Só precisamos de ganhar esse hábito. Trata-se de compreender que a meditação é uma higiene mental. Tal como tratamos da nossa pele, dos nossos dentes e do nosso cabelo, deveríamos cuidar da nossa mente, porque ela também precisa de ser limpa. E a meditação é, nada mais nada menos, do que um banho relaxante e revitalizante ao nosso cérebro.
Atualmente, existem já vários estudos que comprovam o quanto a meditação é eficaz e o bem que ele provoca nas várias partes do nosso corpo – físico, mental e espiritual. A meditação é, na minha opinião, um medicamento natural que nos traz saúde, que gera amor, paz e felicidade.
Se passar a praticar meditação todos os dias, sentirá na sua pele os benefícios desta prática, mas enquanto não experimenta, partilho consigo tudo o que este medicamento traz de positivo ao nosso corpo.
Mente Sã, Corpo São
A partir da meditação tornamos a nossa atividade mental mais tranquila, reduzimos a amplitude das ondas cerebrais e a partir desse hábito conseguimos:
- Diminuir a ansiedade;
- Aumentar a estabilidade emocional;
- Aumentar a criatividade e o foco;
- Aumentar a alegria;
- Desenvolver a intuição;
- Melhorar o sistema imunológico;
- Ganhar mais clareza e paz na mente;
- Os problemas tornam-se em desafios superáveis;
- Promoção do relaxamento cerebral, energia física, entusiasmo e vitalidade;
- Redução da pressão sanguínea;
- Diminuição de qualquer tensão relacionada com a dor ou inquietação. Temos como exemplo as dores de cabeça, as insônias e dores musculares;
- Aumento da produção de serotonina, melhorando o nosso humor e disponibilidade.
Com uma prática regular de meditação somos capazes de curar depressões (é preciso ter atenção ao tipo de depressão), de superar dores físicas, tristezas e traumas e de conquistar objetivos, que antigamente nem nos atrevíamos a sonhar. É caso para dizer – uma vez por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!
Rute Caldeira
https://www.facebook.com/umadietaespiritual/