Muitas pessoas sentem que o dia é uma sucessão de tarefas urgentes e inadiáveis que se acumulam, desgastando seriamente a nossa capacidade de concentração e originando um cansaço que é em todos os aspetos físico.
Um dos problemas mais frequentes nas minhas consultas são as queixas de “falta de memória” e sintomas de cansaço, mesmo em pessoas jovens e saudáveis. São demasiado frequentes os diagnósticos de ansiedade e problemas semelhantes, como é o caso da depressão. Isto sucede porque o ritmo de vida moderno não nos permite muitas vezes proteger o nosso sistema nervoso. Muitas pessoas sentem que o dia é uma sucessão de tarefas urgentes e inadiáveis que se acumulam, desgastando seriamente a nossa capacidade de concentração e originando um cansaço que é em todos os aspetos físico. Cada vez mais o lema mente sã em corpo são, é importante.
Por esta razão, hoje escolhi falar sobre o que é importante para o cérebro. É claro que uma boa alimentação é fundamental para a saúde do nosso cérebro, mas sobre isso as nossas nutricionistas falarão com certeza em pormenor. Eu vou focar-me em outro tipo de “alimentos”, como o repouso, o sono e os exercícios de gestão de stress.
Não existe um número fixo de horas obrigatórias de sono para cada pessoa. O que devemos procurar é seguir algumas normas, chamadas medidas de higiene do sono, que quando respeitadas e repetidas durante algum tempo, vão permitir um descanso verdadeiramente retemperador. Hoje em dia sabemos que o dormir não é um mero tempo de descanso passivo. Durante as várias fases do sono são executadas no nosso cérebro funções primordiais que nos permitem organizar a nossa memória, produzir hormonas que controlam o apetite e muitas outras funções que irão determinar como vai correr o nosso dia. Pessoas que dormem mal (não é só dormir pouco), têm mais dificuldade em perder peso, mais tendência para sentir dores ou mesmo os já referidos problemas de memória entre outros. Sem dúvida que o diagnóstico de eventuais doenças específicas relacionadas com o sono é importante, pois algumas destas patologias precisam de tratamento individualizado. No próximo post falarei sobre medidas que são universais e úteis para todos, no que toca à higiene do sono.
Jose Santos