Todos crescemos a acreditar que o envelhecimento é um processo natural e inevitável que afeta todos os seres vivos e, claro, os humanos, mas será que isso é mesmo verdade? E se pudéssemos tratar o envelhecimento tal como tratamos a diabetes ou uma anemia?
Atualmente, cientistas em todo o mundo estão a estudar e a descobrir mecanismos que promovem o envelhecimento celular. Através de modelos animais (cobaias), estão a conseguir atrasar e até a reverter alguns sintomas que habitualmente associamos ao envelhecimento, tais como: perda de músculos, dores articulares e incapacidades várias.
Envelhecer é um processo natural e inevitável? Talvez não seja bem assim…
É certo que esses processos ainda não estão completamente estudados e testados em seres humanos, porém já sabemos o suficiente para perceber que existem diversas intervenções físicas e químicas que podem, sim, atrasar o envelhecimento e melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que apliquem com persistência esses tratamentos.
4 Dicas para se manter jovem e saudável:
Estas são algumas dicas que todos conhecemos e que podemos aplicar, desde já, nas nossas rotinas diárias, principalmente quando o nosso foco está em envelhecer de forma mais saudável e equilibrada:
- Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes, de preferência alimentos integrais e na sua forma mais natural (não processada), incluindo frutas, vegetais e grãos integrais;
- Praticar atividade física de forma regular ajuda a manter a força muscular, a flexibilidade e a saúde cardiovascular, contribuindo para um envelhecimento mais saudável;
- Um sono adequado é vital para a regeneração do corpo e a saúde mental;
- Trabalhar a saúde mental: O stress crónico acelera o envelhecimento. E, neste caso, práticas como a meditação e ioga podem ser úteis.
O que são as terapias anti-envelhecimento?
Além dessas medidas, avanços na medicina e na forma de olhar a saúde, neste momento, já incluem o desenvolvimento de terapias anti-envelhecimento e medicamentos que podem ajudar a atenuar alguns dos efeitos do envelhecimento. Será o caso da chamada “modelação hormonal” em que um médico qualificado vai avaliar as suas análises e exames e programar consigo as necessárias intervenções no “estilo de vida”, mas também recomendar alguns suplementos alimentares e, em alguns casos, químicos que podem ajudar a equilibrar o seu sistema hormonal e melhorar todo o seu processo de recuperação física e mental.
O processo de envelhecimento é multifacetado e complexo.
A busca por um envelhecimento saudável deve ser vista como um esforço contínuo que envolve cuidar do corpo e da mente ao longo da vida. Peça ajuda ao seu médico para equilibrar corpo e mente.