É possível tratar o envelhecimento?

José Santos // Novembro 23, 2023
Partilhar
envelhecimento
envelhecimento

Todos crescemos a acreditar que o envelhecimento é um processo natural e inevitável que afeta todos os seres vivos e, claro, os humanos, mas será que isso é mesmo verdade? E se pudéssemos tratar o envelhecimento tal como tratamos a diabetes ou uma anemia?

Atualmente, cientistas em todo o mundo estão a estudar e a descobrir mecanismos que promovem o envelhecimento celular. Através de modelos animais (cobaias), estão a conseguir atrasar e até a reverter alguns sintomas que habitualmente associamos ao envelhecimento, tais como: perda de músculos, dores articulares e incapacidades várias. 

Envelhecer é um processo natural e inevitável? Talvez não seja bem assim… 

É certo que esses processos ainda não estão completamente estudados e testados em seres humanos, porém já sabemos o suficiente para perceber que existem diversas intervenções físicas e químicas que podem, sim, atrasar o envelhecimento e melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que apliquem com persistência esses tratamentos. 

4 Dicas para se manter jovem e saudável:

Estas são algumas dicas que todos conhecemos e que podemos aplicar, desde já, nas nossas rotinas diárias, principalmente quando o nosso foco está em envelhecer de forma mais saudável e equilibrada:

  • Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes, de preferência alimentos integrais e na sua forma mais natural (não processada), incluindo frutas, vegetais e grãos integrais;
  • Praticar atividade física de forma regular ajuda a manter a força muscular, a flexibilidade e a saúde cardiovascular, contribuindo para um envelhecimento mais saudável; 
  • Um sono adequado é vital para a regeneração do corpo e a saúde mental;
  • Trabalhar a saúde mental: O stress crónico acelera o envelhecimento. E, neste caso, práticas como a meditação e ioga podem ser úteis.

O que são as terapias anti-envelhecimento?

Além dessas medidas, avanços na medicina e na forma de olhar a saúde, neste momento, já incluem o desenvolvimento de terapias anti-envelhecimento e medicamentos que podem ajudar a atenuar alguns dos efeitos do envelhecimento. Será o caso da chamada “modelação hormonal” em que um médico qualificado vai avaliar as suas análises e exames e programar consigo as necessárias intervenções no “estilo de vida”, mas também recomendar alguns suplementos alimentares e, em alguns casos, químicos que podem ajudar a equilibrar o seu sistema hormonal e melhorar todo o seu processo de recuperação física e mental. 

O processo de envelhecimento é multifacetado e complexo. 

A busca por um envelhecimento saudável deve ser vista como um esforço contínuo que envolve cuidar do corpo e da mente ao longo da vida. Peça ajuda ao seu médico para equilibrar corpo e mente.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais