O que esperar da saúde em 2021?

José Santos // Janeiro 15, 2021
Partilhar
saúde
saúde

Entrámos neste novo ano cheios de esperança em recuperar a “normalidade”. Todos estamos ansiosos pelo dia em que iremos retomar os abraços e encurtar as distâncias físicas que se tornaram também distâncias emocionais.

2020, o ano do distanciamento físico, foi um ano para esquecer? 

Eu acredito que este ano que passou será o ano para recordar… Para nos recordar o que é importante e indispensável. O ano que nos mostrou o que realmente faz falta e que nem sabíamos que era importante porque estava sempre acessível.

Hoje sabemos que a família e os amigos são indispensáveis. Que aqueles beijinhos e abraços sociais são importantes e nos trazem muito conforto.

O que esperamos de 2021 na área da saúde?

Acredito que o mais importante para a saúde é a prevenção e, assim sendo, o papel mais importante cabe à própria pessoa que deve aprender a ouvir o seu próprio corpo e a cultivar e reforçar as bases da sua própria saúde.

Obviamente que depositamos muita esperança nas vacinas. Já começaram a ser distribuídas e aplicadas em todo o mundo e esperamos que com elas tragam “efeitos secundários positivos”: uma retoma económica que ajude a sustentar todo este esforço acrescido às pessoas e empresas. Eu estou confiante na vacina (nas várias que estão disponíveis e em estudo), mas não vou depositar nesta ou em qualquer outra vacina ou medicação, toda a responsabilidade pelo meu bem-estar e saúde.

A nossa saúde depende mais de nós do que de qualquer outra pessoa, empresa ou instituição. Quando estamos doentes precisamos muito da ajuda dos profissionais de saúde e das instituições que prestam cuidados à doença, mas já Hipócrates, médico e filósofo grego, muitas vezes denominado o “pai da Medicina”, dizia aos seus discípulos: 

Antes de tentar curar alguém, pergunte primeiro se ele está disposto a desistir das coisas que o deixam doente…”

A nossa saúde é um projecto contínuo.

Precisamos de nos alimentar corretamente, precisamos de fazer exercício físico na forma e quantidade adequadas, precisamos de dormir horas suficientes e de ter um sono de qualidade, precisamos muito de ter um propósito de vida para não entrarmos em stress e precisamos, mais que nunca, de nos equilibrar emocionalmente, pois hoje sabemos que as pessoas que estão em stress, mais deprimidas e sem objectivos concretos na vida, estão mais susceptíveis às doenças e às infecções. O stress emocional é, tal como a poluição ambiental e outros “venenos”, um veículo de doença.

Faça pela sua saúde. 

Neste novo ano, defina objectivos para a sua vida, dedique algum tempo ao exercício, melhore a sua alimentação (talvez aprender a fazer jejum) e pratique técnicas de relaxamento. Assim, de certeza que vai começar a sentir mais energia durante o dia e a dormir melhor durante a noite. E, com a ajuda da vacina,  rapidamente, sairemos da pandemia reforçados e preparados para um futuro mais saudável

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais