Postura

Carla Rosa // Janeiro 2, 2017
Partilhar

A nossa postura revela muito da nossa história de vida e pode influenciar toda a estrutura.

Cada pessoa tem a sua postura e ela pode ser anterior, posterior ou mista.

Existem vários fatores que influenciam a postura:
– Hereditário (se já vem da parte familiar a sua postura)
– Trabalho (tipo de trabalho)
– Psicológico (se é uma pessoa de bem com a vida, ansiosa ou depressiva)
– Físico (alto,baixo,obesa ou magra)
– Traumas (acidentes, quedas)

Todos estes fatores vão influenciar o nosso centro de gravidade. Se fossemos uma pessoa perfeita, coisa que não existe, então seria dentro do posicionamento correto do corpo, o que quer dizer que se nós imaginarmos uma linha do centro de gravidade, para o corpo estar perfeito seria:

Desenho da mulher com a L.C.G.
A Linha do Centro de Gravidade (L.C.G.) é a resultante das forças que compõem o corpo.
A L.C.G. passa pelo lóbulo da orelha, atravessa o promontório sacral, anca e joelho medialmente, para a articulação calcânea-astragalina. Occipital e atlas vertical sobre o astrágalo. Uma pessoa assim teria pressão torácica perfeita, pressão abdominal correta, abertura superior da pélvis superior a 60 graus. Na posição ereta, a cabeça está sobre o centro da bacia. A cintura escapular está no mesmo plano que a cintura pélvica, os arcos dos pés suportam o peso do corpo. Portanto está tudo em equilíbrio. Isto seria uma pessoa perfeita, mas como já sabemos toda a nossa história de vida vai influenciar a nossa postura.

postura1

Por isso existem pessoas com tendência para postura anterior, posterior ou mista.

Numa pessoa com tendência para uma postura posterior, esta altera-se do seguinte modo:
Normalmente têm uma postura flácida e inclinada para a frente. A cabeça tem tendência a inclinar para a frente, a curva dorsal é exagerada, logo há uma predisposição para uma hiper-lordose, com tendência para ptose do tronco inferior(barriga mais saliente),peito liso, ou seja uma postura mais flácida, o que vai provocar uma tensão na sacroilíaca. Nos membros inferiores a tendência é para tensão nos músculos anteriores da coxa e nos posteriores provoca um encurtamento. Apresenta uma ligeira flexão dos joelhos e o peso do corpo vai para os calcanhares. Esta postura alterada no corpo pode provocar algumas mudanças:
Diafragma prolapsado, tensão na parede abdominal, pressão nos órgãos abdominais, são apenas algumas delas. Pode também provocar prisão de ventre, Hemorroidas, prolapso uterino, ovários e útero congestionados, asma, alterações nos olhos, no coração, entre outros.
Estas pessoas apresentam tendência para cansaço neurológico ou seja são pessoas mais cansadas psiquicamente. Se olharmos com atenção para pessoas com este tipo de postura, a sensação é que” andam com o mundo às costas”, devido à sua postura inclinada.

Numa pessoa com tendência para uma postura anterior, esta altera-se do seguinte modo:
Quando olhamos para essa pessoa, parece ser alguém que está sempre à defesa, pronto para se defender ou lutar. Normalmente tem queixo para cima, curvatura cervical mais acentuada o que causa uma imobilidade cervicodorsal, tensão dos músculos posteriores, ligamentos e lombossagrada, pressão torácica alterada, peito para a frente e a bacia roda para a frente. Nos membros inferiores, o quadricípite contraído, os ísquio tibiais tensos, híper extensão dos joelhos e músculos posteriores da perna tensos.
Esta postura pode provocar também algumas alterações:
Diafragma espástico, pressão sobre as paredes abdominais, músculos abdominais fracos, pressão sobre ligamentos inguinais, tensão nos ligamentos pélvicos, predisposição para hérnias inguinais, Ptosesviscerais, irritação da bexiga, olhos, ouvidos, nariz e infeções da garganta.
Estas pessoas têm uma predisposição para serem mais agitadas, andam sempre a correr de um lado para o outro, com tendência para serem ansiosas.

Depois temos o tipo misto, ou seja uma mistura das duas posturas anterior e posterior.
Por exemplo uma coluna posterior e com os membros inferiores com híper extensão dos joelhos, é uma postura mista.

A Postura de uma pessoa diz-nos muito sobre a sua história de vida.
E é a sua postura que nos vai auxiliar a fazermos o seu diagnostico.
Por isso é tão importante a avaliação do corpo para se poder fazer as correções e ajustes necessários para ter uma boa qualidade de vida.
Boa postura é equivalente a um bom funcionamento e equilíbrio de todas as estruturas do corpo.

postura2

Carla Rosa

carlarosaosteopata@gmail.com

https://www.facebook.com/carlarosaosteopata/?fref=ts

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais