No dia 28 de Setembro, acontece no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, um evento que considero extremamente válido. O “Slow Down Retreat: Parar, sentir e agir”, organizado pela Sofia Pereira.
Vivemos num mundo de ritmo cada vez mais acelerado, onde parece que só sabemos funcionar em quinta e sexta velocidade.
No trabalho a pressão para obtermos resultados superiores, é cada vez maior. Na vida pessoal, os nossos projetos são empurrados para uma agenda que não tem horas vagas e ficam à espera do dia se São Nunca à tarde. Na esfera familiar, a família acaba por ficar em segundo plano, contentando-se com os fins de dia e fins de semana, quando existem. Esta é a realidade de muitas pessoas.
E parece que quanto mais aceleramos, mais achamos que podemos acelerar. Será que não existe uma alternativa para esta realidade? Será que é possível ter uma vida mais equilibrada e ter tempo para tudo o que é realmente importante?
A Gestão Consciente do Tempo é uma abordagem diferente da tradicional gestão do tempo, vocacionada apenas para a esfera profissional e consequente produtividade. Destina-se a todos aqueles que desejam sair do modo “piloto automático” e querem conhecer e adoptar estratégias de gestão do tempo, respeitadoras do seu ritmo e limites individuais, com vista à conciliação das suas esferas de vida pessoal, familiar e profissional. É esta harmonização entre as diferentes esferas que conduz a índices de maior bem-estar, satisfação com a vida e felicidade, refletindo-se positivamente na nossa produtividade.
O Slow Down Retreat é um convite para parar, sentir e agir, organizado pela Sofia Pereira, Fundadora da Sowise time Lab e da Academia Pais sem pressa.
A Sofia é especialista em Gestão Consciente do Tempo, Produtividade Consciente e Liderança Consciente e escreve com regularidade para o Simply Flow. Preside ainda à Associação Slow Movement Portugal e, por isso, é natural que tenha uma consciência apurada sobre a importância de organizar um evento onde cada um de nós receba as ferramentas necessárias para utilizar da melhor forma uma das coisas mais preciosas que a vida nos dá: o tempo.
Nota: Fotografia por Verónica Silva