O Natal é uma época de amor, partilha e celebração em família. Para muitos de nós, os animais de estimação são parte essencial da nossa família. Eles ensinam-nos uma forma especial de amar: um amor puro, sem cobranças, onde a presença é o maior presente. Quando estamos tristes, eles são os primeiros a aproximar-se, oferecendo conforto e carinho. Tendo esta importância na nossa vida, o Natal também deve ser celebrado com eles.
Um amor que não se descarta
Nesta época festiva, talvez seja importante lembrar que os animais não são prendas. Eles são seres vivos, com necessidades, sentimentos e uma enorme capacidade de enriquecer as nossas vidas. Quando se decide alargar a família com a chegada de um animal, é fundamental que isso seja feito de forma consciente e responsável. Dar um animal como presente de Natal pode transmitir a ideia de que ele é um objecto, algo descartável, e isso é profundamente perigoso.
Um animal nunca deve ser tratado como uma coisa, mas, sim, como um membro da família.
Se está a pensar acolher um animal no seio da sua família, considere a adoção como a melhor escolha. Os abrigos e associações estão cheios de animais à espera de uma nova oportunidade de serem amados. Escolher a adoção é uma forma digna de ensinar às crianças o verdadeiro espírito natalício: proporcionar uma vida diferente integrando um animal na família com amor e respeito. Por isso, se decidir acolher um animal, faça-o com a intenção de o integrar na família e de o amar para sempre.
O Natal também é para os animais.
É igualmente importante não usar as exigências e o stress do Natal como desculpa para descurar os cuidados com os nossos animais. Durante as visitas familiares, os preparativos ou as viagens, assegure-se de que eles têm um espaço seguro e tranquilo, e que não são deixados em condições inadequadas ou, pior ainda, abandonados! Recordo: eles também são membros da nossa família e merecem viver o Natal connosco. Até porque, no fundo, eles já nos ensinam todos os dias o que significa amar incondicionalmente e o Natal é uma celebração de amor.
Por fim, destaco a necessidade de ter uma atenção especial durante as celebrações de Ano Novo.
O fogo-de-artifício, tão comum nesta altura, pode ser uma experiência aterradora para muitos animais, provocando situações de stress e muito medo. Certifique-se de que o seu animal está num local seguro, de onde não possa fugir em caso de pânico. Muitos animais fogem nesta época, e, infelizmente, nem todos conseguem voltar para casa. Prevenir é essencial para garantir que esta época também seja de paz para eles.
Garanta o bem-estar de toda a sua família.
Cuide daqueles que já fazem parte da sua vida, criando condições para que todos – humanos e animais – vivam estas celebrações especiais, repletas de carinho e respeito.
Nota: Fotografia por Verónica Silva