Porquê adotar um animal abandonado?

André Santos // Agosto 15, 2020
Partilhar

Quando me foi proposto escrever sobre este delicado tema, pensei nas inúmeras vantagens práticas que poderia referir para estimular ou aconselhar a adoção em detrimento da compra de um cão ou um gato.

Quais são as vantagens de adotar um animal de estimação?

Vantagens diretas como o dinheiro que se poupa aquando da adoção, o facto de haver animais sempre com as características que procuramos (raça, porte, idade…) ou mesmo a vantagem de alguns deles já estarem educados ou treinados, são uma forma de estimulação para as pessoas adotarem um companheiro de vida. Regra geral, animais adotados têm uma melhor e mais fácil adaptação aos futuros lares, dado o seu baixo limiar de exigência de condições de vida.

Pensei…pensei…pensei. Pensei nas inúmeras vantagens que poderia trazer para os animais de estimação quando encontram um lar e nas vidas que podemos salvar quando retiramos um animal da rua, um animal que até então não teve amor e que tanto o merece.

Foi então que, ao olhar para a minha cadela e para o meu gato, ambos adotados, decidi escrever sobre a realidade do processo de adoção. Um paradigma que talvez não estejamos habituados a observar ou sentir.

Adotar um animal abandonado é um ato de bondade.

Adotar é um ato de bondade. É altruísmo. É empatia. Adotar é amor. Todo este amor que damos ao adotar, recebemos incondicionalmente em dobro ou em triplo pelo nosso companheiro. 

É impressionante como alguns animais abandonados, já depois de sofrerem maus tratos ou serem abandonados por várias vezes, ainda conseguem ter tanto amor para partilhar. A gratidão e felicidade que nos mostram diariamente é insubstituível e é possível que eu não as saiba expor por palavras, aqui neste artigo. É algo que se sente, e é muito intenso e gratificante. 

Quando chegamos a casa depois de um dia de trabalho, quando rimos, quando choramos, é nessas alturas que sentimos a sorte que temos em ter tomado a decisão de naquele dia adotar. É claro que um animal não tenha sido abandonado também demonstra esse carinho, mas acredito que seja mais especial sentir que um companheiro que já passou por tantas dificuldades e viu tanta maldade, ainda tenha dentro dele tamanho amor para dar. É único, acreditem.

Adotar um animal de estimação é uma grande responsabilidade.

Adotar um animal de estimação não mostra apenas que somos sensíveis e que temos um coração cheio, mostra também que estamos preparados para receber um amor especial. É uma responsabilidade grande, pois estamos a tornar-nos na personagem principal da vida do nosso companheiro. Penso que seja nesta ideia que reside o sentimento fulcral deste tema.  

Quem adota quem?

Talvez o paradigma quando decidimos adotar seja que na realidade, somos nós os adotados.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais