Comer massa não é nenhuma maçada

Maria João Campos // Outubro 25, 2023
Partilhar
massa
massa

As massas alimentícias são elementos muito úteis no nosso dia a dia. Quando pensamos em acompanhar a proteína do nosso prato principal, seja ela peixe, carne, ovo ou outra opção de origem vegetal, pensamos quase sempre em cozer uma massa. É de fácil preparação, de rápida confeção e exige muito poucos ingredientes: água fervente e uma muito pequena quantidade de sal.

A juntar a estas vantagens podemos acrescentar a diversidade de opções. As massas podem ter várias cores, várias formas e vários sabores o que aguça o nosso olhar e o nosso paladar. Quem não sabe que “os olhos também comem” desde criança até aos seniores?

A cor da massa reflete, em parte, a sua composição. 

Ora bem, a massa é constituída fundamentalmente por trigo e água. Pode incluir também ovo e extratos em pó de cenoura, tomate, beterraba, espinafres, entre outros. Nutricionalmente a massa é um alimento com baixo teor em gordura, bom fornecedor de vitaminas e minerais e de fibra, mas com um bom conteúdo energético.

Podemos e devemos comer massa. Mas em que quantidades?

As recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica indicam-nos que devemos comer entre 4 a 11 porções por dia de massa, sendo uma porção o correspondente a 110 g de massa cozida ou 35 g se for crua. E pertence ao grupo dos cereais que devem constituir a nossa principal fonte de energia.

Também os doentes celíacos já podem usar este alimento nos seus pratos, pois há várias opções sem glúten.

Porém, a dúvida persiste…. “Mas se eu quero perder peso, posso comer massa?” 

A resposta é sim! Respeitando as quantidades adequadas para si. E essa resposta tem que ser dada individualmente a si que está a ler este artigo por um nutricionista.

Boas massadas, sem qualquer maçada!

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais