Vamos começar pelo princípio. Esta parte só interessa para quem se preocupa com a sua coluna. Se é o seu caso, então preste atenção.
Sendo a coluna um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, parece-me fundamental termos uma ideia da sua constituição e funcionamento básico.
A coluna vertebral é composta por 33 segmentos, as vértebras, sendo 24 delas móveis e 9 imóveis. É importante que saiba também que a coluna está dividida em 5 zonas: Cervical (7 vértebras), Dorsal (12 vértebras), Lombar (5 vértebras), Sacro (5 vértebras) e Cóccix (4 vértebras).
Para haver um bom funcionamento da coluna, é fundamental que haja um bom alinhamento da mesma. De frente devemos ter uma linha reta e de lado 3 curvaturas com aproximadamente 38-42 graus. Ignorarmos o alinhamento da coluna é como ignorarmos o alinhamento de um automóvel. Não vai dar bom resultado. Quanto maior for o desalinhamento, mais rápido se dará o processo de degradação da coluna, com todas as consequências que daí advêm e que vão muito além das sentidas na própria coluna.
Não posso terminar sem mencionar, talvez o mais importante. A coluna serve de proteção do SISTEMA NERVOSO CENTRAL que controla e coordena direta ou indiretamente o funcionamento de todos os outros sistemas do nosso organismo. A espinal medula e os seus 31 pares de nervos estão intimamente ligados à coluna. Por essa razão, a boa saúde da coluna é fundamental não só por questões de bom funcionamento mecânico, mas também por questões de funcionamento neurológico. E a sua coluna? Sabe se está bem alinhada?
Pedro Costa Figueira B.Sc. D.C.