Verão, sinónimo de liberdade e relaxamento, também é a estação dos chinelos. Mas já parou para pensar no impacto que os chinelos podem ter na sua saúde?
Aqueles mesmos chinelos que nos remetem para a praia e o lazer podem não ser os melhores aliados da sua coluna.
A maioria dos chinelos oferece pouco ou nenhum apoio ao arco do pé, falta de amortecimento e, por consequência, uma absorção de choque inadequada.
Os efeitos? Sobrecarga dos tendões e músculos, não só dos pés, mas também das ancas, tornozelos, joelhos e costas. Mas como?
Os estudos indicam que ao usar chinelos, alteramos a nossa marcha.
Damos passos mais curtos e os calcanhares batem no chão com mais força devido à falta de amortecimento. Esta alteração no nosso andar pode resultar numa dor que começa nos pés e se estende até às ancas e zona lombar.
“Então, o que fazer? Abandonar os chinelos de vez?”
Calma, não é necessário ser tão radical. Os chinelos ainda têm o seu lugar, seja à beira da piscina, na praia ou em casa. No entanto, o uso deve ser moderado, especialmente em situações que envolvam muita caminhada ou mesmo longos períodos em pé.
A boa notícia é: existem alternativas saudáveis!
Ao escolher chinelos ou sandálias para o verão procure modelos que ofereçam suporte para os arcos dos pés. Podem ser um pouco mais caros, mas a saúde dos seus pés e coluna agradecerão a longo prazo.
Tente não usar os chinelos por longos períodos mas se não conseguir evitar pelo menos alongue bem os músculos das pernas e pés. Se no fim do dia tiver dores, faça uma boa massagem nos pés e use gelo durante 10 minutos para relaxar os músculos e evitar a inflamação da fáscia plantar.
Cuide dos seus pés e eles cuidarão de si!
Lembre-se, o verão é para ser desfrutado, e um verão sem dores é ainda melhor.