O que é a higiene da coluna?

Pedro Figueira // Outubro 16, 2018
Partilhar

Quem não tem coluna coloque a mão no ar!

É assim que começo algumas das minhas palestras. Todos temos coluna, mas nem todos cuidamos dela. E, como dia 16 de Outubro é Dia Mundial da Coluna achei por bem chamar a atenção para esta tão importante estrutura no nosso corpo e tão frequentemente ignorada.

Digo muitas vezes que só escova os dentes quem tem dentes e só cuida da coluna quem tem coluna. Ninguém espera até ter a primeira dor de dentes para escovar os dentes, então porque é que esperamos até ter dores de costas para cuidar da nossa coluna?

O que é a higiene da coluna?

Gosto de dizer que se tivéssemos a nossa coluna na nossa cara cuidaríamos mais dela. Foi assim que nasceu a ideia da higiene da coluna. No meu livro “Acabe com as dores nas costas” dediquei um capítulo completo a esta ideia, hoje quero apenas deixar umas palavras de desafio e encorajamento.

A coluna é uma estrutura fundamental no nosso corpo, que tanto nos permite fazer movimentos como proteger a nossa espinal medula – parte do nosso sistema nervoso central. Com tal importância não faz sentido ignorarmos o seu funcionamento até aparecerem aqueles sintomas dos quais não gostamos nada. Afinal a dor não é o real problema, é apenas a indicação de que temos um problema. Quando a dor aparece já algo não está bem, por isso temos de desenvolver algumas estratégias para cuidar da nossa coluna.

Não se esqueça que enquanto poderá ser fácil arrancar um dente ou fazer um implante quando um dente está mal, com a coluna as coisas são bem mais complexas. Ninguém quer passar por uma cirurgia quando, com um pouco mais de cuidado, poderia ser evitada a situação, certo?

Como se faz a higiene da coluna?

A higiene da coluna faz um paralelo com a higiene oral. Escovamos os dentes 2 a 3 vezes ao dia e não nos esquecemos de ir ao dentista. Em relação à coluna, no meu livro falo em alguns exercícios simples 30 segundos a 2 minutos, 2 a 4 vezes por dia e não esquecer de ir a um especialista – no meu caso sou parcial, um Quiroprático.

Reconhecer a importância da sua coluna.

No final do dia o mais importante é saber a importância da sua coluna, entender o papel da dor e não esperar por ela, e ser pró-activo com a sua coluna no seu dia-a-dia. Não se esqueça, não é por ter 10, 20, 30, ou 40 anos que quer dizer que está tudo bem. Cuidar dela hoje irá fazer toda a diferença na saúde da sua coluna amanhã.

Seja com as sugestões que dou no meu livro ou com outros exercícios e estratégias, o importante é começar. Afinal hoje é o Dia Mundial da Coluna. Cuide dela, só tem uma!

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais