Apesar das férias serem um momento onde podemos e devemos aproveitar o descanso, é importante manter os nossos hábitos saudáveis mais básicos e não deixar tudo de lado. Não é por querer comer uma sobremesa que tem de deixar a sopa de legumes de lado e a verdade é que o equilíbrio deve ser a palavra de “ordem” nas suas férias.
Se por um lado defendo que durante as férias temos de aproveitar as iguarias dos locais que visitamos, por outro, também acredito que é fundamental mantermos alguns dos nossos hábitos.
7 Dicas para manter hábitos saudáveis mais básicos durante as férias:
1. Tenha os alimentos de que precisa à mão.
Uma das sugestões principais que posso dar é assim que chegar ao destino, tentar ir logo às compras e ficar com o frigorífico e a despensa organizada, uma vez que é meio caminho andado para manter uma alimentação saudável.
2. Prepare as suas refeições e snacks no dia anterior à viagem.
Prepare o que conseguir com antecedência o que pode levar na viagem, uma vez que se deixar para o próprio dia, com tanta coisa para organizar, algo vai ficar para trás. Por exemplo, pode levar um pacote de flocos de aveia para os seus pequenos-almoços e depois no dia seguinte só precisa de juntar um iogurte e fruta ou água/leite, caso prefira umas papas de aveia.
3. Compre lanches que sejam fáceis de transportar na mala.
Por exemplo: cenouras, fruta fácil e prática (maçã, pera ou banana, etc.), frutos secos (nozes, amêndoas, etc.), fruta desidratada, bolachas de milho/arroz (saquetas individuais) ou iogurtes bebíveis. Assim, garante que tem sempre alimentos consigo durante o dia e a probabilidade de ir ao café é menor.
4. Tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa ou do hotel.
Desde iogurtes, flocos de aveia, peça de fruta, ovos ou panquecas, existe uma panóplia grande de opções que pode considerar fazer nas suas férias. Por vezes no hotel nem sempre existem opções saudáveis, mas dentro do que o houver, tente fazer as melhores escolhas, para depois conseguir aproveitar outras ocasiões.
5. Hidratar sempre!
Andar sempre com água na sua mochila de forma a garantir a hidratação e evitar também o consumo de refrigerantes ou sumos.
6. Faça escolhas inteligentes para os almoços leves na praia.
Se levar sandes para o almoço, opte por utilizar pão do tipo integral e acrescentar sempre algumas verduras e fonte proteica, como ovos, atum ou queijo fresco (Por exemplo: pão Integral, atum, tomate, alface). No entanto, pode optar por saladas frias para os almoços na praia, que além de permitir um almoço equilibrado, permite que não passe o dia a comer pão.
7. Escolhas conscientes nas idas aos restaurantes.
Quando almoçar ou jantar fora, tente iniciar a refeição sempre com uma sopa de legumes, e pedir uma salada ou verduras para acompanhar o prato principal. Além disso, é importante que faça escolhas no sentido de pensar se prefere as entradas, as batatas fritas ou a sobremesa.
Boas férias!