O básico também funciona

Maria Gama // Maio 8, 2024
Partilhar
básico alimentação
básico alimentação

Apesar de todos os esforços que se têm feito ao longo dos anos na promoção de hábitos alimentares saudáveis, ainda existem muitos mitos em relação a este tema, o que pode criar confusão na cabeça de quem quer e pretende melhorar a sua alimentação. 

Esta confusão é ainda maior quando o objetivo é perder peso e não sabemos como proceder. Quantas vezes evitamos certos alimentos por receio de engordar ou de não atingir os nossos objetivos? A verdade é que se fizermos o básico bem feito até poderíamos ver resultados mais rápidos e motivadores, sem estarmos constantemente a pensar “tenho de fazer dieta”. 

Importa esclarecer que não são os alimentos simples e comuns que constituem o problema, mas, sim, os hábitos inadequados que temos diariamente sem nos apercebermos. O pão, o arroz, a massa e a batata não são os vilões. Aliás, estes alimentos podem e devem fazer parte do nosso dia a dia. Porém, como em tudo na vida, devem ser consumidos em quantidades equilibradas e tendo em conta os nossos objetivos.

Quando falamos em “básico”, o que é que isso significa?

Quando falamos em voltar ao básico, muitas vezes ignoramos opções simples por “modas alimentares”. Por exemplo, temos tanto receio de comer pão, mas a verdade é que uma fatia de pão com queijo contém cerca de 183 kcal, enquanto uma tapioca com ovo chega a 275 kcal. Mas, apesar desta diferença, raramente questionamos a tapioca por ser um alimento “da moda” frequentemente promovido. Outro exemplo é a escolha entre flocos de aveia e granola, esta última também muito promovida. Consumir granola não é problemático, mas é essencial analisar os ingredientes e avaliar se é nutricionalmente interessante.

5 Dicas para adotarmos hábitos básicos e saudáveis

Assim, para adotar hábitos básicos e saudáveis, sugiro que:

  1. Garantas sempre uma sopa de legumes;
  2. Incluas hortícolas em todas as refeições;
  3. Mantenhas uma hidratação adequada, consumindo água diariamente;
  4. Consumas fruta diariamente;
  5. Não tenhas medo dos hidratos de carbono, como arroz, massa ou batata.

Adotar uma alimentação saudável não precisa ser complicado. 

Focar no básico e compreender as verdadeiras necessidades nutricionais pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável e equilibrada.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais