Apesar de todos os esforços que se têm feito ao longo dos anos na promoção de hábitos alimentares saudáveis, ainda existem muitos mitos em relação a este tema, o que pode criar confusão na cabeça de quem quer e pretende melhorar a sua alimentação.
Esta confusão é ainda maior quando o objetivo é perder peso e não sabemos como proceder. Quantas vezes evitamos certos alimentos por receio de engordar ou de não atingir os nossos objetivos? A verdade é que se fizermos o básico bem feito até poderíamos ver resultados mais rápidos e motivadores, sem estarmos constantemente a pensar “tenho de fazer dieta”.
Importa esclarecer que não são os alimentos simples e comuns que constituem o problema, mas, sim, os hábitos inadequados que temos diariamente sem nos apercebermos. O pão, o arroz, a massa e a batata não são os vilões. Aliás, estes alimentos podem e devem fazer parte do nosso dia a dia. Porém, como em tudo na vida, devem ser consumidos em quantidades equilibradas e tendo em conta os nossos objetivos.
Quando falamos em “básico”, o que é que isso significa?
Quando falamos em voltar ao básico, muitas vezes ignoramos opções simples por “modas alimentares”. Por exemplo, temos tanto receio de comer pão, mas a verdade é que uma fatia de pão com queijo contém cerca de 183 kcal, enquanto uma tapioca com ovo chega a 275 kcal. Mas, apesar desta diferença, raramente questionamos a tapioca por ser um alimento “da moda” frequentemente promovido. Outro exemplo é a escolha entre flocos de aveia e granola, esta última também muito promovida. Consumir granola não é problemático, mas é essencial analisar os ingredientes e avaliar se é nutricionalmente interessante.
5 Dicas para adotarmos hábitos básicos e saudáveis
Assim, para adotar hábitos básicos e saudáveis, sugiro que:
- Garantas sempre uma sopa de legumes;
- Incluas hortícolas em todas as refeições;
- Mantenhas uma hidratação adequada, consumindo água diariamente;
- Consumas fruta diariamente;
- Não tenhas medo dos hidratos de carbono, como arroz, massa ou batata.
Adotar uma alimentação saudável não precisa ser complicado.
Focar no básico e compreender as verdadeiras necessidades nutricionais pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável e equilibrada.