Com a chegada do verão e do calor começamos todos a pensar nas férias “grandes” e para que destino vamos este ano, sem pensar propriamente no regresso de férias. No entanto, e para mim, isso é fundamental para um estilo de vida saudável, uma vez que só assim é que conseguimos garantir um regresso à rotina minimamente organizado e planeado.
Quando regressamos à rotina, normalmente em setembro, a preocupação com a escola dos miúdos, o cumprimento de horários e trabalho, a arrumação das roupas de verão e as atividades extracurriculares, são fatores que automaticamente fazem com que a nossa alimentação fique esquecida. Se chegar de férias e não tiver nada organizado e planeado em casa será mais difícil fazer escolhas alimentares saudáveis durante os primeiros dias de trabalho, uma vez que não tem disponíveis os ingredientes e os alimentos adequados para o fazer. Já pensaste que temos de nos alimentar todos os dias e que muitas das vezes acaba por ser o que deixamos automaticamente para trás?
Se conseguires pensar no regresso à rotina antes de ires de férias é tudo muito mais fácil e consegues manter a alimentação que tanto queres numa época de maior stress e adaptação.
Aproveita para cozinhar e deixar alguns alimentos e/ou refeições congeladas para quando regressares. Por exemplo, se deixares uma sopa de legumes congelada, quando chegas de férias, tens apenas de a descongelar e ferver. Deixa também congelada uma marmita de legumes salteados, que pode acompanhar a refeição e assim não precisas de te preocupar com essa confeção. Deixa leguminosas congeladas, como grão-de-bico ou feijão-frade, e poderás preparar uma salada fria para o almoço ou jantar do dia seguinte. Para os pequenos-almoços podes ter pão fatiado, panquecas ou papas de aveia no forno congeladas.
Podes também deixar alguns alimentos no frigorífico, por exemplo: iogurtes, hortícolas menos perecíveis ou fruta, de forma a possibilitar o regresso à sua rotina depois das férias rapidamente. Claro que, garantido o prazo de validade e a sua segurança.
Cenoura, curgete, nabo, couve-coração e couve-lombarda são alguns exemplos de hortícolas que no frigorífico se conservam por mais tempo. Assim, rapidamente consegues preparar uns hortícolas para acompanhamento nos primeiros dias pós-férias.
Maçãs e/ou peras são frutas que também se conservam mais tempo no frigorífico, permitindo, assim, ter fruta para os primeiros dias de trabalho.
Os lacticínios, como por exemplo o iogurte natural e o leite magro, ou a bebida vegetal, são também boas opções para garantir no regresso a casa, pois facilmente se consegue fazer umas papas de aveia ou umas overnight oats para o primeiro dia de trabalho.
Tudo é possível, mas o planeamento e organização é meio caminho andado!
Espero que este artigo te tenha ajudado a perceber que podemos ter pequenas estratégias na nossa vida para nos facilitar e ajudar a ter um estilo de vida saudável.
Nota: Obtenha aqui, de forma gratuita, o ebook “20 Receitas para uma alimentação mais saudável”.