Quando falamos em alimentação saudável é desafiante conseguir defini-la, uma vez que com equilíbrio e moderação tudo pode fazer parte da nossa vida. No entanto, é importante ter em mente que a alimentação tem um papel fundamental na nossa vida bem como em determinadas patologias e, por isso, é importante manter um regime alimentar saudável.
Já alguma vez pensou que temos de nos alimentar todos os dias, várias vezes ao dia, mas que uma das primeiras coisas que fica para trás quando estamos em stress é a nossa alimentação?
É importante que consigamos ter uma alimentação saudável no nosso dia a dia, tendo sempre em mente o mote equilíbrio e moderação e também a seguinte frase:
Descasca mais e desembala menos.
Esta é uma frase que, na verdade, pode retratar o que é a base de uma alimentação saudável.
É fundamental que prefira os alimentos “in natura”, tentando deixar de lado os alimentos processados, que tanto fazem parte das prateleiras do supermercado hoje em dia. Tente deixar de lado, por exemplo, bolachas e cereais açucarados, preferindo sempre as que contenham uma menor lista de ingredientes e sem adição de açúcar, como, por exemplo, bolachas de arroz, milho ou marinheiras, flocos de aveia ou corn flakes.
Ainda falando nos alimentos que fazem parte dos nossos snacks, prefira iogurtes naturais ou magros de aromas, pão escuro e frutos oleaginosos, deixando de lado produtos de pastelaria ou doces. Este tipo de produtos, como disse inicialmente, não sendo nutricionalmente interessantes, devem ser esporadicamente consumidos e caso vá lanchar ao café ou à pastelaria a melhor opção passa por um pão com queijo ou fiambre, sem manteiga.
4 Dicas que permitem manter uma alimentação saudável:
- Prioridade: O mais importante! Se a nossa alimentação não for uma prioridade para nós, nada feito. Podemos ter pouco tempo, podemos trabalhar muito, podemos ter filhos, é verdade, pode ser um desafio, mas tudo depende de nós;
- Alimentos em casa: É fundamental termos os alimentos em casa, porque mesmo que não se tenha tempo, se tiver um pacote de frutos secos e fruta, é só agarrar e tem o lanche pronto;
- Deixar preparado: Se sabe que amanhã não tem tempo para nada, pode preparar logo o pequeno-almoço enquanto faz o jantar. Alguns exemplos deste tipo de pequenos-almoços são papas de aveia no forno, panquecas ou muffins;
- Quantidade: Quando vou para a cozinha, estou sempre com as mãos na “massa”. Ou seja, se vou preparar o jantar, aproveito para fazer panquecas, bolachas, queques, cozer ovos ou fazer legumes. Assim, consigo garantir que tenho várias coisas preparadas. Ou seja, o meu pensamento é sempre: “já que vou para a cozinha, vou aproveitar para assegurar a minha semana toda”, e torna tudo bem mais fácil.