5 Dicas para melhorar a saúde no trabalho

Ricardo Moutinho Guilherme // Abril 7, 2025
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O bem-estar no local de trabalho é um pilar fundamental para alcançar uma motivação, produtividade e rendimento ótimos. A longo prazo, os problemas de saúde que derivam da atividade laboral geram custos elevados e podem ser evitados com simples rotinas diárias preventivas.

As medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho visam melhorar o bem-estar físico, psicológico e emocional dos trabalhadores. Alguns hábitos de vida, como atividade física regular, rotinas alimentares adequadas, atividades de lazer e descanso, assim como a prevenção de práticas menos saudáveis (não fumar, evitar consumo de álcool ou drogas), deverão tornar-se uma parte essencial do nosso dia a dia.

A fadiga, física e/ou mental, traduz-se num menor rendimento e motivação, acarretando frequentemente graves consequências. Importa realçar que a fadiga nem sempre é causada por uma doença. Algumas causas comuns incluem falta de sono ou menor período de descanso, exercício físico mais intenso, mudanças nos hábitos quotidianos, jet-lag (sobretudo provocado por viagens longas), refeições pesadas ou alimentação incorreta e, ainda, o envelhecimento.

5 Problemas e dicas para melhorar a sua saúde no local de trabalho:

Embora as causas subjacentes a alguns distúrbios possam ser complexas, sabe-se que certas exposições e fatores de risco no local de trabalho contribuem para o desenvolvimento ou para a progressão de doenças.

Estes são alguns problemas que podem surgir no local de trabalho, as  respetivas causas e sugestões de prevenção:

1. Dores de costas, pescoço e ombros

Permanecer com uma postura essencialmente fixa por longos períodos não é benéfico para a saúde. Quando esta postura envolve estar sentado, qualquer impacto da falta de movimento é maior. Como resultado, podem surgir lesões musculoesqueléticas nas costas, pescoço e ombros.

Adquirir mobiliário adaptável e equipamentos ergonómicos para minimizar os riscos de problemas é a primeira solução. Fazer pequenas pausas para realizar alongamentos e exercícios também ajuda a quebrar a rotina. Levante-se frequentemente para ativar a circulação sanguínea nos membros inferiores. O correto posicionamento ao estar sentado pode reduzir as queixas a longo prazo. Uma cadeira ergonómica e confortável e mesas ajustáveis são soluções eficazes na prevenção destes problemas.

2. Fadiga visual laboral (Síndrome da visão de computador)

Este problema é cada vez mais comum numa era digital, onde utilizamos computadores, tablets ou telemóveis para trabalhar e comunicar diariamente. O cansaço visual pode causar tonturas, visão turva, secura ocular, fadiga ou dores de cabeça.

Para evitar este problema, deve fazer pausas curtas frequentes, pelo menos a cada hora, para descansar os olhos. Levante-se, estique o corpo e foque a visão em objetos distantes para relaxar os músculos oculares. Pestaneje mais, pois quando estamos muito tempo diante de um ecrã, inconscientemente, piscamos menos. Ajuste a iluminação, o brilho, o contraste e o tamanho do texto no dispositivo que estiver a utilizar para tornar a leitura mais confortável e reduzir o esforço visual.

3. Stress

Cerca de 59% dos colaboradores portugueses sofrem de stress laboral e um terço está em risco de burnout. Como resultado da excessiva carga de trabalho, podem surgir perturbações mentais, cansaço físico, insónia, sonolência, problemas digestivos, menor capacidade de concentração, irritabilidade ou ansiedade. Além disso, o stress pode manifestar-se através de doenças da pele (dermatológicas), como dermatites ou exacerbações de psoríase.

Para minimizar o stress, recomendo que faça pausas ao longo do dia – para relaxar, beber um café, água ou chá, aproveitar os espaços exteriores, fazer um telefonema pessoal, lanchar ou simplesmente permanecer um tempo fora do trabalho. Está fora de questão não fazer uma pausa para almoçar ou comer à frente do computador a trabalhar. As pausas são fundamentais não só para a saúde física, como também para a saúde mental. Interromper longos períodos de trabalho ajuda a manter a concentração e a reduzir a  ansiedade. 

Outra medida é cumprir o horário de saída e evitar estar disponível 24  horas por dia e 7 dias por semana, respeitando o valioso e necessário tempo para “recarregar baterias”. 

4. Excesso de peso e obesidade

O peso excessivo é uma epidemia da sociedade contemporânea. Só por si é um problema, no entanto, pode dar origem a outras doenças que se podem tornar crónicas e até aumentar o risco de mortalidade. O aumento de peso é fator de risco para o aparecimento de Diabetes Mellitus tipo 2 e doenças  cardiovasculares. 

Como medidas de prevenção num país com uma das maiores taxas de obesidade da União Europeia, recomendo que se opte por consumir alimentos mais saudáveis, tais como vegetais, frutas, fruta desidratada ou frutos secos. Beba muita água (mínimo de 1,5 litros por dia). Realize mais refeições durante o dia, com menor quantidade  consumida em cada uma delas. Pratique exercício físico ou desporto 2 a 3 vezes por  semana, durante 45 a 60 minutos. Confira regularmente o seu peso e realize  consultas periódicas com o seu Médico de Família para controlo de fatores de risco.

5. Doenças infetocontagiosas

As doenças infetocontagiosas podem transmitir-se por contacto com portadores da doença ou com roupas e materiais contaminados. As infeções respiratórias por via aérea, sobretudo causadas por bactérias ou vírus, são as mais comuns em ambiente de trabalho.

Para prevenir estas doenças, adote práticas seguras no local de trabalho, tais como: distanciamento físico, utilização de máscara quando necessário, higienização e desinfeção de superfícies, etiqueta respiratória e higiene das mãos. 

Existem inúmeros outros hábitos que devem continuar a fazer parte do quotidiano nos espaços de trabalho, como, por exemplo, o trabalho remoto. O teletrabalho tornou-se uma solução amplamente adotada após a pandemia COVID-19, criando assim um “novo normal”. Com a generalização deste método, tornou-se essencial dar uma maior atenção às condições de trabalho em casa e ao desafio de separar a vida profissional da rotina pessoal. 

Cuide da sua saúde. 

É importante um acompanhamento médico muito estrito no caso de serem detetados  fatores de risco ou problemas de saúde associados a estes. 

As pessoas são o bem mais precioso das empresas e organizações. Não descure a sua saúde, mantenha os bons hábitos de vida e aposte no seu bem-estar, incluindo no local de trabalho.

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