Ser atleta é ser saudável?

Laira Ramos // Novembro 4, 2019
Partilhar

Muitas vezes temos a tendência de pensar que quanto mais levamos uma vida de atleta mais saudável seremos, mas nem sempre isso é verdade. A atividade física, se feita de uma maneira errada e sem a orientação de profissionais qualificados, pode levar a problemas e seu o corpo pode ser a maior vítima.

Exercício físico com acompanhamento profissional

Exercícios feitos de maneira errada podem levar a lesões nos joelhos, tornozelos, costas e até mesmo no períneo. Isso, mesmo, os exercícios podem lhe fazer mal se forem feitos de maneira incorreta e o seu períneo pode pagar a conta.

Qual o impacto do exercício físico no períneo?

Como não tenho especialidade para falar das outra áreas do corpo vou explicar o que acontece com o seu períneo quando você faz uma atividade física

Quando fazemos algum esforço aumentamos a pressão intra-abdominal (pressão dentro da barriga) o que faz aumentar a pressão sobre o períneo, pois estes músculos ficam na base da pelve e têm a função, entre outras, de suportar toda esta carga. Este aumento da pressão sobre o períneo faz uma sobrecarga sobre estes músculos podendo levá-los a uma lesão.

Infelizmente na maioria das vezes que fazemos alguma atividade física esquecemos desses músculos e de não os exercitamos da maneira adequada, por isso mesmo deixo aqui duas orientações muito importantes:

  1. Nosso períneo deve ser fortalecido como os outros músculos do nosso corpo para sustentar esse excesso de pressão;
  2. Sempre que fazemos algum esforço devemos antes contrair os músculos do nosso períneo para estabilizar a nossa pelve. Quanto maior a força que fazemos, maior deve ser a contração do nosso períneo.

Até mesmo as atletas profissionais acabam tendo mais problemas de incontinência urinária (perda de urina) e prolapso dos órgãos pélvicos (bexiga descaída) do que as mulheres não atletas. Isso acontece porque nem elas, as profissionais, são orientadas a fortalecerem os músculos do períneo. Elas fortalecem todos os músculos, têm um abdómem super forte, mas não trabalham o períneo. Este músculo não aguenta a sobrecarga de peso durante as atividades e, algumas vezes, elas perdem urina durante as competições.

O que fazer para prevenir lesões no períneo?

Sendo este um problema que afeta tanto as mulheres que fazem atividade física por lazer e para cuidar da sua saúde, quanto as atletas profissionais, o que as mulheres podem fazer para prevenir estas situações ou tratar quando já sentem que estão perdendo urina nas suas atividades físicas, ou que sentem um peso, ou uma bola, na vagina quando fazem estes esforços?

A primeira orientação que eu dou para minhas pacientes é diminuir os esforços até conseguirem que seu períneo tenha força suficiente para segurar esse aumento de pressão. No começo do tratamento, algumas vezes, até peço que elas troquem a atividade física que fazem, como substituir a corrida pela caminhada. Ao longo do tratamento o músculo vai adquirindo a força adequada e elas aprendem a contrair o períneo durante as atividades físicas e, nesse momento, podem optar pela atividade que desejarem.

Proteja a saúde do seu períneo.

E, como saber se seu períneo tem a força e a agilidade necessária para cada tipo de exercício? Para isso não há receita milagrosa, é mesmo preciso procurar um fisioterapeuta que tenha formação em uroginecologia e fazer uma avaliação, esta é a única maneira segura de proteger a saúde do seu períneo.

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais