Períneo: o que é isso?

Laira Ramos // Abril 26, 2019
Partilhar

Quem nunca ouviu falar que é preciso exercitarmos os braços, as pernas, o “bumbum” ou rabo, como os portugueses se referem a esta parte do corpo tão admirada?

Sabemos que o tempo é implacável e, mais cedo ou mais tarde, a lei da gravidade ganha. Se não tomarmos os devidos cuidados as consequências podem ser catastróficas.

Quem não tem medo daquele “bumbum” caído, do peito murcho, braços flácidos e pernas cheias de celulites?

Eu tenho, estou prestes a completar 40 anos e já cheia de interrogações na minha cabeça, entre elas, penso muito no meu períneo e me surpreende saber que poucas pessoas estão preocupadas com o seu.

Quem já ouviu falar do períneo? Sabe que parte do corpo é, onde está e para que serve?

O períneo é um grupo muscular que fica na base da pelve. Estes músculos têm as mesmas características dos músculos das pernas, dos braços, do “bumbum”… com a idade, eles acabam ficando fracos e perdendo a capacidade de realizar as todas as suas funções. Funções estas que são muito importantes para a qualidade de vida das mulheres e dos homens.

Estes músculos são responsáveis por fechar a uretra e o ânus, nas mulheres também fecham a vagina e sustentam os órgãos pélvicos, nos homens fazem a sustentação do pênis.

A fraqueza desses músculos pode levar a:

  • Incontinência urinária de esforço (perda de xixi quando tossimos, espirramos ou fazemos algum esforço);
  • Incontinência urinária de urgência (quanto temos uma vontade urgente de fazer xixi);
  • Incontinência fecal (dificuldade de segurar os gases ou fezes e, até mesmo, a sua perda);
  • Disfunções sexuais como:
    • diminuição do prazer;
    • orgasmos menos intensos;
    • ereções menos potentes.

Algumas pessoas podem ter uma hiperatividade desses músculos (quando os músculos estão sempre contraídos), da mesma maneira que podemos ter tensão nos músculos do pescoço e das costas.

A tensão dos músculos do períneo pode levar a uma dor crônica na pelve, a dores durante as relações sexuais, e a dificuldade na evacuação e na micção.

Trabalhar os músculos do períneo

Temos uma concepção errada de que trabalhar estes músculos somente faz sentido para as mulheres mais velhas, depois dos seus 60, 70 anos.

Manter estes músculos saudáveis é importante para os homens e mulheres de todas as idades e muitas patologias, como a incontinência urinária e algumas disfunções sexuais, poderiam ser evitadas se um trabalho preventivo fosse feito enquanto ainda somos jovens.

Embora estes músculos sejam desconhecidos, estranhos e até haja um tabu em se falar sobre eles, sua reabilitação é muito simples e os tratamentos não costumam ser demorados.

Assim como em outros músculos, a cinesioterapia é a base de todo o tratamento, mas não ficamos retidos a ela, ainda utilizamos o biofeedback, a eletroestimulação, para as mulheres os cones vaginais, tratamos cicatrizes, pontos de dor e de tensão.

A especialista no períneo

O meu nome é Laira Ramos, sou fisioterapeuta especialista em uroginecologia, por influência do meu pai e da minha irmã, que são médicos ginecologistas. Desde a faculdade me interessei por esta área, à qual me dedico com exclusividade até hoje.

Sou brasileira licenciada no Brasil, fiz meu mestrado em Lisboa, meu doutoramento em São Paulo e estou de regresso a Lisboa para o meu pós-doutoramento. Desde 2006 vivo entre o Brasil e Portugal.

Sou completamente apaixonada pela minha profissão e tive o privilégio de ser convidada para escrever nesse espaço tão especial e poder partilhar um pouco dessa paixão com vocês.

Aqui vamos falar sobre o períneo, suas funções, suas principais patologias, e como a fisioterapia na reabilitação perineal pode ajudar no tratamento e na prevenção de muitas patologias.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais