Este é um tema muito procurado, principalmente com a chegada dos dias mais frios. O Outono e Inverno trazem temperaturas mais baixas e logo começam a aparecer os primeiros resfriados. E se há coisa que a pandemia nos mostrou foi a importância de nos protegermos.
Acredito no poder das plantas. Para mim, esse acaba por ser o “remédio” primordial. Elas funcionam mesmo e, se forem bem misturadas e consumidas correctamente, podem ser um verdadeiro tónico para o nosso organismo, trazendo saúde, bem-estar e fortalecendo a nossa resposta imunitária.
O poder das plantas
É impressionante como as plantas têm o poder de aumentar a resistência do nosso corpo e agora, mais do que nunca, é importante reforçar os nutrientes necessários para ativarmos as nossas defesas
O que comer para fortalecer a imunidade?
- Legumes – É mesmo muito importante manter uma alimentação saudável e variada, especialmente com consumo regular de folhas verdes (como couve, kale, acelgas, espinafres, etc.). Tente que o seu prato tenha sempre uma maior porção de legumes, de preferência cozinhados. Ao privilegiar o consumo de alimentos cozinhados e quentes, estará também a beneficiar o processo de digestão;
- Muita fruta – Tenha sempre fruta por perto e dê prioridade ao que é da época, como maçãs, pêras e laranjas. Assim, estará a obter o máximo de ingredientes frescos e acredite que o seu corpo irá sentir a diferença;
- Água – Beber muita água, para manter o sistema limpo e hidratado. Já estamos “cansadas” de saber a importância da água no nosso sistema, mas quando está calor é muito mais fácil lembrarmo-nos de beber. Com o frio pode ser mais difícil ingerir a quantidade de água que o seu corpo precisa, mas um bom truque é andar com uma garrafa de água atrás (sempre pronta a beber!) Incorpore na sua rotina a Infusão Super Imunidade – o chá é uma óptima forma de se manter quente e aconchegada, ao mesmo tempo que aumenta o consumo de água e fortalece o organismo;
- Stress – Não imagina o impacto que o stress tem no nosso organismo, principalmente na nossa resposta imunitária. Sei que vivemos numa época onde andamos sempre a correr, temos mil e uma tarefas, e não é nada fácil controlar o nível de stress a que estamos expostas. Foi por isso que decidi tornar acessível para todas misturas de plantas medicinais que ajudam a acalmar e a dormir melhor. Aconselho de coração, se se sentir mais ansiosa do que o normal, a tomar as Gotas Relax durante o dia – não imagina a diferença que faz! Basta misturar 4 pipetas num copo de água e beber. Não provocam sonolência e vai continuar alerta e consciente do seu contexto, mas menos ansiosa. Se tiver dificuldades em adormecer, acorda a meio da noite ou cedo demais, não pense duas vezes e tome as Gotas Dormir. O mesmo processo: copo de água + 4 pipetas cheias das gotas, mas desta vez 2h antes de se deitar;
- Apoie o seu sistema imunitário com plantas – Eu tenho usado muito: curcuma, reishi, ashwagandha e chaga. Para mim são as melhores plantas medicinais para fortalecer a nossa resistência e, além de tudo, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a elevar o humor. A mistura Imunidade engloba todos os benefícios numa só mistura solúvel – basta acrescentar 1 colher de chá na sua bebida vegetal quente ou nas suas receitas favoritas;
- Cereais e proteína vegetal – Coma muitos cereais integrais – arroz, aveia e afins. Não exagere na proteína animal. É uma boa altura para consumir mais proteínas vegetais como grão de bico, feijão, lentilhas, etc.. Pode obter uma mistura de plantas verdes e proteína vegetal nesta mistura Super Feminina.
E porquê tomar adaptógenos para impulsionar a imunidade?
O termo adaptógeno é bem antigo e está frequentemente associado às práticas da Medicina Tradicional Chinesa ou Ayurveda. Apesar de antigo continua a ser verdadeiramente relevante nos dias de hoje. São estas moléculas, derivadas das plantas, que nos ajudam a lidar com mudanças físicas ou mentais, promovendo a homeostasia do nosso corpo. Estas plantas ajudam a fortalecer a nossa imunidade, mantendo-nos cheios de energia e boa disposição, contribuindo ainda para estabilizar coisas tão comuns como o stress, a ansiedade, os níveis de açúcar no sangue ou até a tensão arterial.
É precisamente nesta altura de alerta que lhe queria falar de quatro poderosas plantas em particular que vão ajudá-la a fortalecer a sua imunidade, para que se mantenha longe das gripes e constipações. Vai ver que não custa nada passar a integrá-las na sua rotina de alimentação diária, o importante é que o faça com consistência para que comece realmente a sentir os resultados.
4 plantas que ajudam a fortalecer a imunidade:
1. Chaga
Um cogumelo adaptógeno, em formato “pó” e com um sabor delicioso. Utilizado desde o século XVII para curar um pouco de tudo, tem poderes imunomoduladores impressionantes! Chaga atua no sistema imunológico ajudando a aumentar a nossa resposta orgânica contra determinados microorganismos, incluindo vírus, bactérias, fungos e protozoários. Também tem a capacidade de impulsionar a produção de linfócito (um tipo de glóbulo branco que regula a resposta imunitária a microorganismos infecciosos e outros corpos estranhos).
Eu tomo diariamente 1 a 2 colheres de chá de Chaga, e vou continuar a fazê-lo para o resto da minha vida! Não só porque apoia o sistema imunológico, mas também porque ajuda a envelhecer “bem”; é pro-aging! Isto quer dizer que atua tanto na pele (ajuda a manter a pele elástica e firme, além de proteger contra danos solares) como no bem-estar geral.
Clinicamente já foi provado que Chaga é extremamente eficaz no combate ao stress e ao cansaço, contribuindo ainda para a produção de colagénio, redução da inflamação e fornecimento de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso sistema imunitário. Some a isto tudo o facto de favorecer a elasticidade e brilho da nossa pele. É realmente maravilhoso!
Como utilizar?
Adicione uma ou mais colheres de chá à sua bebida preferida. No Inverno, eu costumo beber com leite de amêndoa e no Verão num batido refrescante.
2. Curcuma
Curcuma é basicamente uma super especiaria. Quando consumida juntamente com uma pitada de pimenta preta, os seus benefícios tornam-se biodisponíveis. O seu “agente” mais importante é a curcumina – um potente anti-inflamatório, que ajuda a afastar viroses e a manter o sistema imunológico a trabalhar a 100%.
Esta valiosa especiaria ajuda a purificar o fígado e os rins, contribuindo para a saúde do nosso coração e da nossa pele. É, ainda, um ótimo agente anti-envelhecimento e impulsionador da nossa boa disposição, através da serotonina. Aliás, foi a pensar nisso que criei a mistura Imunidade, que vai ajudá-la a sentir-se mais feliz e tranquila graças às propriedades da curcuma.
Como utilizar?
Adicione uma colher de chá aos seus cozinhados (fica maravilhoso nos legumes assados!) ou faça este latte. Uma combinação verdadeiramente deliciosa e rejuvenescedora.
3. Reishi
Reishi tem a capacidade de fortalecer o sistema imunitário e proteger contra agentes patogénicos como viroses, bactérias e parasitas. As suas propriedades adaptogénicas estabilizam o sistema imunitário de maneira a ele funcionar com todo o seu potencial.
Tal como o Chaga, o Reishi é bastante reconhecido graças à sua riqueza nutricional, com fortes propriedades potenciadoras da imunidade. Vários estudos, aliás, já comprovaram a sua eficácia na prevenção de doenças como problemas digestivos, infeções, distúrbios de sono ou diabetes, ajudando-nos a recuperar o equilíbrio hormonal e a regular os sistemas cardiovasculares, imunológico, digestivo e/ou nervoso.
Como utilizar?
Adicione uma ou mais colheres de chá numa bebida ou receita favorita.
4. Ashwagandha
Este é também um dos ingredientes da mistura Imunidade e também das Cápsulas Super Mulher, por vários motivos: esta erva medicinal antiga tem propriedades incríveis, desde a redução do stress e irritabilidade, ao aumento de energia, melhoria da concentração, tonificação do sistema imunitário… A Ashwagandha é um ótimo aliado para quem sofre de ansiedade ou simplesmente para quem procura algo que ajude a equilibrar, a nível hormonal e emocional (o que explica também o facto de ser um dos ingredientes essenciais da mistura Calma, de tão relaxante que é). Uma das “super plantas” que ajudam a equilibrar o sistema hormonal.
Como utilizar?
Pode adicionar uma ou mais colheres de chá à sua bebida preferida. Se precisar de um “boost” de concentração, complemente com matcha, gengibre e uma banana, e terá um smoothie altamente energético para o resto do dia.