Quais as vantagens do treino personalizado?

Ginásio Clube Português // Abril 17, 2020
Partilhar

O treino personalizado é um conceito que se tem vindo a implantar fortemente. Se há alguns anos atrás o treinador pessoal era uma realidade apenas para alguns, hoje é cada vez mais uma necessidade e não um luxo. É um serviço que se generalizou a todas as idades, objetivos, podendo, em muitas situações, ser a única forma segura de praticar exercício físico. É o caso, por exemplo, de populações com necessidades especiais, permitindo que o trabalho interdisciplinar seja uma realidade cada vez mais presente. 

O que distingue o treino personalizado?

Recomendado a todas as pessoas (população saudável, população clínica, atletas), torna-se uma experiência de excelência e a decisão mais acertada quando se procura treinar em segurança e com eficácia, pois o treino acompanhado distingue-se pela existência de uma planificação cuidada por parte de um profissional do exercício físico (treinador pessoal), atendendo às características, necessidades e objetivos específicos de cada pessoa. Quer seja alguém que nunca treinou ou alguém que já treina habitualmente ou até mesmo um atleta, mas que não vê os resultados pretendidos e que através do conhecimento de um treinador pessoal, permitirá potencializar o treino, através de estímulos e metodologias de trabalho diferentes.

7 vantagens do treino acompanhado:

. Individual / Personalizado

O programa de treino personalizado deve iniciar-se com uma avaliação física de forma a se obter o máximo de informação possível sobre a pessoa em causa, como por exemplo: a condição física, todo o historial de saúde, problemas de saúde, hábitos alimentares, estilo de vida e historial desportivo. É ainda importante averiguar quais são os objetivos que inicialmente o levaram a iniciar a atividade física naquele momento (que muitas das vezes serão obrigados a sofrer alguns ajustes). Toda esta informação é muito importante para o treino que lhe irá ser prescrito, uma vez que é feito à sua medida e de acordo com todos os seus objetivos. Objetivos esses que, muitas das vezes, serão obrigados a sofrer alguns ajustes, de forma a que no momento sejam realistas e não comprometam a sua saúde. É aqui que se começa a verificar a importância de um profissional qualificado e o seu papel interventivo, guiando o cliente/aluno por um caminho que lhe vai proporcionar não só o que ele quer, mas também e sobretudo aquilo que ele precisa.

. Seguro

Os riscos de lesão durante os treinos, normalmente, ocorrem por excesso de carga (intensidade), excesso de treino (volume) e/ou técnica incorreta dos exercícios. No treino personalizado, a intensidade e volume do treino são monitorizados desde o primeiro minuto do processo, com base nos conhecimentos do treinador e na informação que este reuniu de si no momento-chave, a avaliação, tendo em conta a condição física e tipo de objetivos que pretende alcançar.

O profissional irá adequar o programa de treino às suas capacidades e objetivos, acompanhando-o/a durante os exercícios para correções necessárias, de maneira a que consiga evoluir num ritmo seguro, de forma a reduzir os riscos de lesão, mas ao mesmo tempo permitindo desta forma aumentar a intensidade e a eficácia do programa, não comprometendo os resultados.

. Facilmente quantificável

Para além da avaliação contínua da sua condição, efetuada a cada treino, pelo profissional, as reavaliações periódicas da composição corporal e capacidades físicas permitem analisar a evolução em todos os parâmetros e reajustar sempre que necessário o treino de acordo com os objetivos pré-estabelecidos.

. Motivador

O Treinador Pessoal ajuda a manter a motivação em índices elevados, contribui para evitar a rotina e monotonia dos treinos, através da diversidade no trabalho desenvolvido, apoiado em treinos diferentes que desafiem e estimulem as suas capacidades físicas e proprioceptivas para que o seu corpo esteja em constante adaptação, levando-o a sentir-se mais motivado e a não desistir, vendo os resultados a surgirem.

. Otimizado e ajustável ao tempo disponível

A “falta de tempo” deixa de existir como desculpa para não treinar. Cada treino é agendado de acordo com a sua disponibilidade, de modo a que possa conciliar a sua atividade profissional e pessoal com a atividade física.

Em conjunto irão encontrar estratégias para gerir o tempo, de forma a atingir a regularidade necessária para atingir resultados.

. Compromisso

Este torna-se um dos fatores mais relevantes e evidenciados por parte das pessoas que têm a oportunidade de experienciar o treino personalizado, como um dos motivos que o fazem comprometer-se com o treino, manter toda a rotina que foi delineada em conjunto com o seu treinador e, principalmente, não faltar e não arranjar desculpas para tal. Pois, como sabemos, para muitas das pessoas só o simples facto de se deslocarem para a prática de exercício físico já é um sacrifício, quanto mais fazer um treino exigente e que convenhamos não é fácil, pois trata-se de um processo em que agredimos o nosso corpo em busca de adaptações que, mais tarde, nos vão trazer resultados, mas que no momento “dói”. 

Este compromisso e responsabilidade partilhadas perante os objetivos do treino, entre o aluno e o treinador pessoal ou o simples facto de estar “alguém“ à minha espera com quem marquei uma hora, faz com que o processo de treino e a sua aderência tenham mais sucesso. Faz com que cresça e solidifique um dos principais objetivos do treinador pessoal que está implícito atrás do seu principal que é garantir resultados, estamos a falar da criação de uma rotina na prática do exercício, o querer mudar as rotinas e criar hábitos saudáveis no seu cliente e ao mesmo tempo dar automatismos para lhe criar uma autonomia na prática do exercício e ganhar motivação por si mesma.

. Experiência de treino exclusiva e distinta

O treino personalizado proporciona ao aluno uma experiência distinta, única, individualizada, focada nas suas necessidades. São 30, 45, 60 minutos que representam o culminar de uma avaliação prévia de todas as suas capacidades físicas, por parte do treinador pessoal, o que lhe permitirá a este, construir um treino adaptado às necessidades específicas do seu aluno. A isto junta-se uma permanente monitorização dos exercícios durante toda a sua execução, com o fornecimento de permanentes feedbacks, instruindo, assim, o aperfeiçoamento dos movimentos pretendidos. Sentir o seu treinador pessoal 100% focado em si e que nada foi deixado ao acaso, fá-lo-ão experienciar esta exclusividade do treino e o compromisso para que o seu objetivo seja alcançado da forma mais eficaz.

No meu entender, estas são as principais vantagens do treino personalizado, que, espero, dissipe a ideia preconcebida de que o treinador e o treino personalizado são para quem não sabe treinar, para quem tem alguma limitação física ou problema de saúde, de que o treinador pessoal é alguém que se limita a debitar exercícios pré-definidos e a contar repetições. 

O treino personalizado é para si, é para todos aqueles que querem ver os seus objetivos de treino, transformados em realidade. Pode e deve ser visto como um dos melhores investimentos em si.

Jorge Duarte

(Pós-Graduado em Treino Personalizado, Technogym Educator, Professor de Aulas de Grupo do Ginásio Clube Português)

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais