Primavera: A estação que coloca à prova os alérgicos

Sofia Pinto Luz // Março 27, 2025
Partilhar
alergias
alergias

A chegada da primavera enche os campos e jardins de vida e cor. É uma estação incrivelmente bela, mas, ao mesmo tempo, pode ser um tormento para quem sofre de alergias aos pólenes.

Sem dúvida que esta é a estação do ano que mais coloca à prova as pessoas alérgicas.

Cerca de 30% da população mundial vive agarrada a lenços de papel, espirrando, com o nariz a pingar e, muitas vezes, entupido. Todos temos familiares ou amigos que parecem aceitar viver assim, conformados com uma situação que afeta tanto a qualidade de vida.

Muitas pessoas tomam anti-histamínicos de forma pontual e irregular, sem aconselhamento médico, mascarando apenas os sintomas e não tratando verdadeiramente a doença. Nem todos sabem que a rinite alérgica deve ser tratada, pois, ao longo dos anos, pode evoluir para asma alérgica.

Nas pessoas que sofrem de alergia sazonal, os sintomas reaparecem todos os anos na mesma época. A inflamação alérgica é crónica e é ativada em todas as épocas polínicas.

Quais são os sintomas da alergia?

  • Rinite alérgica: congestão nasal, corrimento nasal (pingar do nariz), espirros, comichão no nariz, nos olhos e na garganta, e também tosse seca.
  • Alergia ocular: olhos vermelhos, lacrimejo e comichão.
  • Asma alérgica: tosse seca recorrente, pieira, sensação de peso torácico, cansaço e, por vezes, dificuldade em respirar.

Nas últimas décadas, as condições meteorológicas mudaram bastante, tornando-se mais complicado prever as épocas de polinização de cada árvore ou planta.

Os pólenes que mais frequentemente causam alergia na primavera são os das gramíneas, cuja polinização ocorre entre março e junho.

Quanto aos pólenes das árvores, nos países mediterrânicos, o maior causador de alergia é o pólen da oliveira, que poliniza entre maio e junho.

A Parietária judaica é uma erva que causa frequentemente alergia, sendo também chamada por muitos de alfavaca-de-cobra. Provoca com frequência sintomas alérgicos em duas alturas do ano: abril/maio e setembro/outubro.

6 Dicas para quem tem alergias na primavera: 

  1. O boletim polínico online, disponível no site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), fornece informação útil sobre quais os pólenes que circulam na atmosfera ao longo do ano;
  2. Abra as janelas de casa de manhã cedo ou ao início da noite, nas horas de menor concentração de pólenes no ar;
  3. Evite idas ao campo durante os períodos de grande concentração de pólenes;
  4. Use óculos escuros para proteger os olhos do contacto com pólenes;
  5. No carro, mantenha as janelas fechadas;
  6. De mota, use capacete fechado.

Habitualmente, quem sofre de rinite alérgica recorre a anti-histamínicos, mas o tratamento desta doença passa por muitas outras possibilidades.

Vacinas para as alergias

Sabia que as chamadas “vacinas das alergias” (imunoterapia específica) contra, por exemplo, ácaros e pólenes são a única arma terapêutica capaz de mudar o curso da doença alérgica?

Sabia que as “vacinas das alergias” diminuem os sintomas alérgicos, reduzem substancialmente o uso de medicamentos e previnem o aparecimento de asma brônquica?

Sabia que as “vacinas das alergias” têm um papel extremamente importante na prevenção do surgimento de novas alergias ao longo da vida?

Não tem de viver com alergias! Não aceite ser assim! Existem tratamentos muito eficazes.

Procure uma consulta de especialidade em Imunoalergologia. Esta é uma época importante para avaliar as suas alergias e estabelecer planos de prevenção e tratamento.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais