Crie a sua farmácia natural em 21 dias 

Liliana Santos // Novembro 4, 2022
Partilhar
farmácia natural
farmácia natural

Extraídos de folhas, plantas, sementes, cascas, resinas e até de frutos os óleos vegetais e essenciais são usados, há milénios, como ferramenta para prevenir e tratar inúmeras patologias. E, ao mesmo tempo, parte integrante da cultura de muitos povos que recorrem quase exclusivamente a esta terapia complementar. 

Eu, Feirense de gema, cresci numa pequena aldeia rodeada pela natureza e conheci os benefícios das ervas medicinais por intermédio da minha avó Laura. Com todo este contexto, nem me imagino a trabalhar noutra área que não seja a esta: a Aromaterapia.

“Vamos escrever um livro sobre farmácia natural?”

Há uns meses, quando surgiu o convite da editora para escrever sobre farmácia natural fiquei muito empolgada, mas ao mesmo tempo, com um sentido de responsabilidade gigante. Sabia que queria abraçar o desafio, sem dúvida, mas também sabia que queria fazer algo que marcasse realmente a diferença entre a bibliografia que já existe sobre o tema.

Na altura, recorri ao meu arquivo de sessões de Aromaterapia, e apesar de agora estar focada enquanto formadora de Aromaterapia profissional, ainda tenho todo o histórico de sessões que já fiz. Precisava de voltar a entrar “em casa” das pessoas e lembrar-me o que é estar desse lado… Do lado das pessoas que, não sabendo nada sobre óleo essenciais, não sabendo nada sobre soluções naturais, querem efetivamente ter opções mais naturais para aqueles momentos comuns que todos passamos: dores de cabeça, dores musculares, ansiedade, constipação… Quem nunca?

Era recorrente ouvir: “Liliana, não percebo nada de óleos essenciais. Serei mesmo capaz de construir a minha farmácia natural?’’. Esta frase, de alguma forma, ficou perpetuada na minha memória. Se há tantas pessoas com o desejo de usar óleos essenciais, de ter opções naturais sempre prontas a usar, então, o que poderei eu fazer para as ajudar?

Toda aquela viagem ao passado fez-me perceber que tinha de fazer algo por quem quer usar com segurança e eficácia os óleos essenciais em casa. No início deste ano o Instituto Português de Aromaterapia, do qual sou fundadora, lançou uma aplicação – A BOX SOS: Farmácia Natural em 21 dias -, cujo objetivo é ajudar todas as pessoas que, mesmo sem saberem o que é um óleo essencial, sabem apenas que querem dispensar ao máximo automedicação convencional e privilegiar as soluções naturais.

Crie a sua farmácia natural em 21 dias 

Como forma de complemento à aplicação BOX SOS (que já ajudou mais de 2 centenas de famílias portuguesas), este livro tem o objetivo específico de ensinar a criar do zero (com uma sugestão de ritmo de 21 dias) uma farmácia natural em sua casa. Mesmo para aquelas pessoas que, como referi acima, nem sabem o que é um óleo essencial.

Tudo isto através de uma metodologia já testada, um passo a passo, pensado para que todas as famílias, independentemente da composição do agregado familiar, possam criar a sua BOX SOS. Que, de uma forma bastante sucinta, passa por três etapas.

3 Etapas para criar a sua farmácia natural: 

. Passo 1 – Comecemos pela base: O que é a Aromaterapia?

A Aromaterapia é uma terapia complementar, não convencional, que se baseia essencialmente na utilização de três grandes ingredientes naturais terapêuticos:

  • Óleos Essenciais – considerado a essência viva da planta, os óleos essenciais agem como protetores e garantem a sobrevivência e defesa da planta;
  • Óleos Vegetais – são extraídos das sementes dos frutos por prensagem a frio. Contém ácidos gordos, vitaminas, minerais. Apesar de serem muitas vezes encarados como simples condutores para a diluição de óleos essenciais, os óleos vegetais são também eles terapêuticos;
  • Hidrolatos – são um subproduto do óleo essencial, ou seja, são o que resulta da extração do óleo essencial. Por serem mais suaves e terem uma concentração menor de óleo essencial são uma excelente opção em caso de gravidez, bebés, idosos e em casos de doenças crónicas.

. Passo 2 – As várias formas de utilização 

Como podemos usar todos estes ingredientes? Quais as formas que existem e como dominar cada uma delas? A difusão (ativa e passiva), o uso tópico (com a temíveis diluições desmistificadas e explicadas através de um método simplificado) e a ingestão.

. Passo 3 – Mãos na massa – começar a construir a farmácia natural 

Depois de compreendermos quais são os ingredientes que temos ao nosso dispor, depois de dominar as várias formas de utilização, segue-se o terceiro e último passo – a construção da sua farmácia natural.

É neste ponto que são avaliadas as necessidades de cada membro da família. No livro sugiro que este ponto seja desenvolvido através de uma tabela, cuja explicação se encontra detalhada no livro.

  • Qual a idade?
  • Alguma situação específica?
  • O que o levou a ir à farmácia nos últimos 12 meses?
  • Tem patologias crónicas?
  • O que considera impensável?

São apenas algumas das questões em que deve refletir antes de colocar mãos à obra.

Mais de 100 soluções naturais prontas a usar

“A cereja no topo do bolo’’, confidenciou-me uma leitora quando recebeu o seu exemplar. “São mesmo as soluções prontas a usar e adaptadas à idade de cada pessoa”.

De forma a facilitar ao máximo a pesquisa por idade/patologia, no livro “Farmácia Natural” as soluções naturais prontas usar estão organizadas por:

  • BOX SOS dos bebés;
  • BOX SOS das crianças;
  • BOX SOS dos adultos.

É desta que vai construir a sua farmácia natural? 

Por fim, parafraseando uma das frases que escolhi para simbolizar este desafio a que me propus e a que proponho os leitores do meu livro, termino este artigo com esta frase: “Mais do que um livro… uma verdadeira transformação na saúde da sua família.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais