Para falarmos nos benefícios dos óleos essenciais portugueses, primeiro é preciso entender o que são óleos essenciais, para que servem e quando podem ser aplicados.
O que são óleos essenciais?
Um óleo essencial é o líquido que é extraído das plantas aromáticas, líquido esse com características terapêuticas e propriedades que há muito apaixonam o Homem.
Na Natureza os óleos essenciais têm como missão proteger a planta contra as adversidades climáticas, contra possíveis pragas e são também encarados como um escudo protetor que garante o crescimento saudável e sustentável das plantas.
A pergunta que se impõe é: se na Natureza os óleos essenciais são fonte de proteção, então quais são os seus efeitos em nós, humanos?
Nos últimos anos os benefícios dos óleos essenciais têm despertado o interesse dos Portugueses. Na base desta mudança de paradigma está o crescente interesse por uma vida mais natural, menos consumista e em simbiose com a natureza.
Em Portugal há inúmeras plantas que possibilitam a extração de óleos essenciais de elevada qualidade e cujos benefícios terapêuticos são fruto de estudo e análise. Mas a verdade é que para conseguirmos um óleo essencial de origem portuguesa, biológico e de cultivo sustentável temos de fazer uma intensa pesquisa e, infelizmente, nem sempre é fácil de encontrar. Neste sentido, e para dar resposta a esta lacuna, criei recentemente a Pro Aromas, uma marca de produtos de Aromaterapia 100% nacional, de origem biológica e sustentável, ou seja, três fatores dos quais não abdico!
8 Óleos essenciais de Portugal:
Por entre os óleos essenciais que é possível encontrar em Portugal, selecionei oito que considero serem fundamentais ter em casa.
1. Óleo essencial de Lavanda
O óleo essencial de lavanda, muitas vezes designado por Rosmaninho, é um dos óleos essenciais mais versáteis e com um aroma mais concertador. Pode ser usado para as dores de cabeça, para distúrbios de sono, picadas de insetos e para problemas de ansiedade.
2. Óleo essencial de Tomilho
O óleo essencial de tomilho é rico em Timol, uma substância com propriedades antissépticas e digestivas com inúmeros benefícios. É ideal para sintomas de constipação, como as dores de garganta ou a tosse e é também um excelente purificador da pele.
3. Óleo essencial de Hortelã-Pimenta
Rico em mentol e muito utilizado para as patologias do sistema respiratório, como a congestão nasal, a tosse, constipações ou a garganta inflamada. No que respeita à higiene oral, o óleo essencial de hortelã-pimenta está presente em conceituadas marcas de saúde oral.
4. Óleo essencial de Alecrim
O alecrim é uma planta aromática frequentemente usada para uso culinário. No entanto, os seus benefícios não se esgotam no uso culinário. O óleo essencial de alecrim é um forte aliado da memória e muito eficaz para situações que exigem foco e concentração.
5. Óleo essencial de Eucalipto
O Eucalipto é a planta por excelência do sistema respiratório. Desde sempre utilizado sob forma de vapores de água para desobstruir as vias respiratórias, o óleo essencial de Eucalipto tem excelentes resultados na desobstrução respiratória, na fadiga muscular e no alívio da dor.
6. Óleo essencial de Louro
Se olharmos para o nosso passado, lembramo-nos do Imperador Júlio César que orgulhosamente usava uma coroa de folhas de louro, símbolo da vitória e da distinção. O óleo essencial de louro é muito usado em massagens para combater a rigidez muscular e proporcionar flexibilidade nas massagens.
7. Óleo essencial de Pinheiro Silvestre
É uma das árvores com mais aplicabilidades. O Pinheiro Silvestre fornece-nos resina, casca de pinheiro, madeira e claro, o óleo essencial de pinheiro, do qual destaco o efeito suavizante das vias respiratórias e os benefícios na purificação do ar.
8. Óleo essencial de Rosmaninho
O óleo essencial de rosmaninho é conhecido pelas suas propriedades sedativas e relaxantes. O aroma é inconfundível e do agrado da maioria das pessoas. Ideal para difundirmos depois de um longo dia de trabalho.
Gosto de dizer que os óleos essenciais são ‘dádivas’ da Natureza e que, quando bem utilizados, têm benefícios extraordinários na prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida.
Se aos benefícios de aos óleos essenciais juntarmos uma agricultura sustentável, plantas de origem portuguesa e biológicas temos o melhor dos dois mundos: Óleos Essenciais 100% Portugueses.
Ao longo dos tempos passámos da sabedoria ancestral dos nossos avós, para o crescente interesse com base científica dos benefícios das plantas.
Hoje, fruto da consciência para os riscos da crescente toma de medicamentos de síntese química e para suas contraindicações, as pessoas têm procurado alternativas ou, como prefiro dizer, complementos à saúde. E os óleos essenciais são um complemento de excelência!