Como planear um Natal financeiramente saudável?

Carina Meireles // Novembro 24, 2020
Partilhar
Natal financeiramente saudável
Natal financeiramente saudável

Estamos num ano que está a ser vivido de forma especial e com muita coisa nova para aprender todos os dias. E porque o Natal também pode e deve ser uma época de repensar financeiramente como vamos gastar o nosso dinheiro, vamos, então, organizar a nossa vida económica para vivermos um Natal financeiramente saudável e sustentável.

Dezembro é dos meses mais felizes do ano, onde damos e recebemos sempre em família. Tudo o que envolve esta quadra festiva transmite amor, paz, união, e mesmo que possa implicar distância física, o que importa realmente é o coração. 

4 Dicas para um Natal planeado de forma sustentada e saudável:

1. Organize-se com antecedência

Esta organização é o ponto-chave para planear um Natal financeiramente saudável e serve para antecipar possíveis desvios do orçamento. Para isso crie um Excel para as despesas do mês e um orçamento específico para as prendas, colocando um valor limite para cada oferta.

Deve ainda ter a sua noite de Natal muito bem organizada para poupar tempo e dinheiro. Poderá sempre optar por comidas mais saudáveis, com mais legumes e colocar a criatividade à mistura. Por exemplo: criar uma árvore de legumes para acompanhar o prato principal. Vai ver que as crianças vão adorar e vai ficar um acompanhamento com espírito e sabor de Natal.

2. Compare os preços e compre online

Pode sempre analisar os preços com tempo e comparar de forma a poder comprar o que verdadeiramente precisa, nas quantidades recomendadas, para não desperdiçar comida, que em épocas como esta é normal de possa acontecer. Compre só o que vai precisar para otimizar tempo e poupar dinheiro. Siga a lista que preparou à risca! E, claro, aproveite as promoções.

3. Seja criativa e faça alguns presentes em casa

Aproveite esta quadra para presentear quem ama com a sua criatividade e imaginação. Por exemplo: pode sempre decorar uma moldura com enfeites de Natal e oferecer como prenda. Pode também aproveitar e fazer você mesma o arranjo de mesa para este dia tão especial, aproveitando parte das bolas da árvore de Natal que tenham sobrado do ano passado. Para as crianças, que tal oferecer um mealheiro decorado com enfeites de Natal para começarem desde cedo a perceber a importância do dinheiro? Elas vão adorar!

4. Ofereça uma conta poupança

E porque não, neste Natal, oferecer uma conta poupança às crianças lá de casa? Como? Simples. Pode facilmente no seu Banco e de forma rápida, criar uma conta poupança e até trazer um mealheiro de oferta e entregar com um postal de Natal, indicando o valor que lá tem. Vai ver que as crianças vão adorar!

Natal financeiramente saudável

Viva este Natal especial de forma organizada, planeada e com muita imaginação à mistura. Passe bons momentos em casa com a família. E que este Natal seja, acima de tudo tranquilo, com muita paz e amor.

Um Feliz Natal!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais