Tudo começa por um objectivo, um sonho ou, na pior das hipóteses, um problema de saúde ou falta de auto-estima e insatisfação com o seu corpo. Mas, o que é necessário para não adiares mais o processo de cuidar de ti?
O primeiro passo após a decisão de mudança é a avaliação.
É preciso avaliar a condição física actual, as necessidades e as dificuldades, os comportamentos e as circunstâncias envolventes.
Como estruturar um plano de vida adequado à sua realidade?
Depois, é necessário estruturar alguns pilares de saúde para ser exímio a prescrever um plano de vida adequado à sua realidade.
6 pilares de saúde a ter em atenção:
- Treino;
- Alimentação e hidratação;
- Sono;
- Descanso;
- Gestão do stress/ansiedade;
- Mentalidade positiva e vencedora.
Todos os dias deve executar pequenas tarefas diárias, de forma a ser bem-sucedido na aplicação destes pilares. Por exemplo, lembre-se de organizar antecipadamente as suas refeições, de promover um ambiente propício a uma boa qualidade de sono, de estipular o seu treino como um compromisso na sua agenda, entre várias outras. Planeie a sua vida para não falhar, o segredo é ser organizado e consistente. E…
Prepare-se porque nem tudo vai ser um mar de rosas.
Durante este percurso vão aparecer desafios que o farão querer falhar, mas estes nunca poderão ser maiores que o seu objectivo. Poderão aparecer dificuldades a nível profissional, financeiro ou amoroso, mas se estiver bem organizado e estruturado será mais fácil superá-los. Faça chuva ou faça sol, tem que fazer todos os dias as tarefas a que se predispôs, a sua saúde não espera. Desistir de si não é a opção certa.
Quando toma a decisão de ter um plano, deve sentir orgulho em si próprio, pois já deu o primeiro passo e o mais difícil para agarrar o seu desejo. Pessoas felizes e em paz consigo próprias fazem acontecer.
Os resultados serão a sua maior motivação.
Se der oportunidade à actividade física, confiar no processo e ser persistente, verá os resultados a aparecerem.
Não adie a sua saúde e não a dê como um dado adquirido. Saúde e tempo são dois bens preciosos. No método “Corpo De Capa”, o foco e a prioridade é a saúde.
A sua principal prioridade deverá ser a sua saúde, um bem demasiado precioso.
Quando um aluno me dá a oportunidade e a responsabilidade de o orientar, a hora dele é de entrega total da minha parte e toda a minha paixão e interesse está naquela pessoa à minha frente. A minha função como Personal Trainer (PT) é ajudar a alcançar o seu objectivo e acrescentar valor na sua vida, respeitando o seu tempo de evolução e adaptação.
Um corpo activo é um corpo que previne a doença e investe na saúde e na cura.
Um corpo atlético (considerado um “corpo de capa”) vai para além de uma imagem forte, bonita e feliz. É o reflexo de um plano de acção, de um estilo de vida saudável e organizado e de muito empenho e dedicação, com os benefícios inerentes do treino, de uma boa alimentação e do sono e descanso adequados. E foi, precisamente, este método que apliquei na minha vida.
Tinha um sonho e uma necessidade…
Sonhava ser um Personal Trainer de referência em Portugal, que acreditei sempre ser possível, e tinha uma necessidade económica desafiante e difícil. Foram estes dois motivos e um cenário pouco risonho que me fizeram nunca desistir.
Sempre assumi a responsabilidade dos meus resultados menos bons ou a ausência deles. Foi uma máxima minha, aceitar a realidade do fracasso e procurar soluções e ferramentas para evoluir e crescer. Procurei fazer uma retrospectiva e aprendi a ter a humildade de admitir os meus pontos fracos e melhorá-los, assim como potenciar os pontos fortes. E como fiz isso?
Peguei no meu sonho, avaliei e tracei um plano para mim.
Foquei-me em tentar perceber como iria ser útil na vida das pessoas e de que forma iria ser um profissional de excelência. Executei o meu próprio plano de acção com tarefas diárias, avaliei, aperfeiçoei e voltei a avaliar até ter os resultados que ambicionava.
Uma boa gestão e controlo dos resultados é fundamental em qualquer planeamento, pois caso contrário poderá não estar a agir na direcção correcta e só trará frustração e desmotivação. Está tudo nos pormenores: por um cravo perde-se uma ferradura, por uma ferradura perde-se um cavalo, por um cavalo perde-se uma mensagem, por uma mensagem perde-se uma batalha. E tudo começou pelo cravo…
Não facilite, nem descure as pequenas conquistas, pois mais à frente tornam-se grandes resultados.
Aquilo que era o meu objectivo/sonho numa fase inicial passou a ser uma missão para o resto da minha vida. O que fiz comigo actualmente faço com todos os que confiam em mim. Ajudo e inspiro pessoas a alcançarem um estilo de vida saudável com a minha paixão e conhecimento. Mais, concretizo sonhos!
Faça como eu, inspire-se em si próprio e supere-se. Eu superei o meu próprio sonho!