Aulas de Grupo: Sim ou Não?

Ginásio Clube Português // Fevereiro 17, 2020
Partilhar

Nos últimos 50 anos assistimos a um aumento crescente da esperança média de vida. Em Portugal, nos anos 60 a esperança média de vida rondava os 64 anos, hoje ronda os 81.

Paralelamente, a progressiva inovação tecnológica permitiu ao ser humano estar cada vez mais informado. O conhecimento está à distância de um clique e a partilha de experiências de vida é feita praticamente ao segundo.

O ser humano informado quer hoje um estilo de vida saudável e o exercício físico é parte integrante dessa pirâmide.

Mente sã em corpo são

A procura do bem-estar é uma prática actual, e com base nesta realidade observamos nos dias de hoje uma crescente oferta de serviços. Das inúmeras hipóteses possíveis para alcançar uma “Mente sã em corpo são” [lema do Ginásio Clube Português (GCP) desde 1875] as aulas de grupo surgem como uma das actividades mais completas.

Aulas de grupo? Sim!

As aulas de grupo proporcionam o desenvolvimento de diversas capacidades físicas: força, agilidade, flexibilidade, resistência e coordenação, entre outras.

Quais são os benefícios das aulas de grupo?

1. Aumento de força muscular

Sabemos hoje que com o avanço da idade perdemos massa muscular. As Aulas de Grupo estimulam o aumento de força muscular, permitindo que os nossos músculos se mantenham fortes. Quanto mais força tivermos nos músculos, menos carga fazemos na nossa estrutura óssea. Várias são as aulas que promovem o desenvolvimento da força, como por exemplo: HIIT, Pump, Local Power, TRX, Global Trainning, Total Condition, Localizada, entre outras.

2. Agilidade e flexibilidade

A agilidade e flexibilidade fazem com que o nosso corpo se movimente melhor no espaço, mexemo-nos melhor, alcançamos maior qualidade de vida! Podemos atingir este objectivo em aulas de Alongamentos, Core Stretching, Yoga, Pilates, Barra de Chão, Movement Flow, Mind Stretching, entre outras.

3. Aumento de resistência

As aulas de grupo têm, em média, uma duração de 45 minutos, permitindo aos alunos desenvolver em simultâneo com outras capacidades físicas o treino cardiovascular. O aumento da resistência geral do corpo facilita as tarefas do dia a dia! Esta capacidade física consegue ser desenvolvida em todas as aulas de força mencionadas acima, no entanto, o GCP oferece aulas específicas para desenvolvimento deste trabalho cardiovascular como sendo, Bike, Bike Fusion, Aeróbica, Step, Circuito.

4. Coordenação

Sendo uma aula de grupo caracterizada por um conjunto de exercícios variados, orientados por um professor ao ritmo da música, quanto maior for a panóplia de exercícios, maior a estimulação do Sistema Nervoso Central (SNC). Potencia igualmente o desenvolvimento dos neurónios e optimiza as sinapses, promovendo a secreção de uma hormona muito importante, a Serotonina, também conhecida como “a hormona da felicidade”! A dança emerge inevitavelmente como a forma mais prática e rápida de alcançar este propósito, daí que os diversos tipos de dança, desde a Dança Clássica (para adultos), às Danças de Salão, Flamenco, Salsa, Sevilhanas, Tango Argentino e outras mais são vivamente recomendadas.

Importa salientar que não devemos ver o alcance destes objectivos de forma estanque com os exemplos expostos. Lembram-se de referir no início do artigo que, as aulas de grupo surgem como uma das actividades mais completas?

As aulas de grupo são uma das actividades mais completas.

Uma aula de grupo é muito mais do que um momento onde os alunos desenvolvem todas estas capacidades físicas, é uma forma de quebra de rotina, de variabilidade do treino onde a componente social (estar em grupo) é característica principal.

O GCP disponibiliza aos seus sócios 232 aulas de grupo por semana, permitindo enquadrar jovens desde os 14 anos, até aos adultos com 90 anos.

Inclua, pelo menos, uma aula de grupo no seu treino semanal.

Um planeamento de treino semanal equilibrado deve contemplar pelo menos uma vez por semana uma ida às aulas de grupo e, dependendo do objectivo, da idade, disponibilidade física e da motivação intrínseca de cada um, todos podemos escolher/encontrar esse momento.

As pessoas vivem cada vez até mais tarde, e querem viver bem!

Aulas de Grupo: Sim ou Não?

Sim! Definitivamente Sim!

Andreia Alves

(Fisiologista do Exercício, Licenciada em Ciências do Desporto, Menção Educação Física e Desporto Escolar, na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, Professora de Aulas de Grupo do Ginásio Clube Português, desempenhando ainda funções de Treinadora Pessoal na Sala de Exercício, deste Clube)

Nota: Fotografia destaque por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais