Os dias alongam, as noites ficam mais quentes, os vestidos e as sandálias saem à rua e a vontade de trabalhar diminui até ao mínimo possível. As férias estão mesmo aí à porta e, sem darmos por ela, daqui a dois meses, já vamos estar com o pezinho na areia e o cabelo molhado de água salgada.
Um destino de férias ótimo é a Arrábida. A serra é rodeada por várias praias, como a da Figueirinha, Galápos ou o Portinho da Arrábida e promete agradar a todos.
Nesta primeira praia, a água é calma e o areal extenso, perfeito para as crianças correrem e brincarem à vontade. No saco de praia não vale esquecer o protetor solar, os brinquedos e a água, muita água!
Esta época é perfeita para relaxar, aproveitar para ler aquele livro que estava há tanto na prateleira e para ganhar aquela boa corzinha de verão. É essencial tirar a barriga de misérias e arriscar comer a típica bola de Berlim (afinal, praia não é praia, sem uma bolinha de Berlim, não é verdade?).
Todas as praias da zona são, sem dúvida, maravilhosas e, quando estamos de costas voltadas para o mar, vemos sempre a serra da Arrábida erguendo-se diante de nós.
Ao fim do dia, a minha sugestão é aproveitar para comer umas amêijoas, ao por do sol, acompanhadas com o pão torrado com manteiga e regadas com limão e, depois, mais satisfeitos, fazer o caminho de regresso a casa pela serra acima.
Como todas as estradas que atravessam as serras, esta também tem o seu bom número de curvas, mas vale mesmo a pena. Deve-se conduzir devagar e parar, de vez em quando, para ver as vistas com mais atenção. Lá em cima, damo-nos conta da extensão do mar, sentimos o cheiro a maresia e o vento sacode-nos os cabelos salgados. Quando estamos exatamente do lado oposto das praias em que estivemos durante o dia, vemos Troia.
Este destino promete fazer recuperar todas as energias e descansar qualquer um.
Margarida Martins